Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contribuições do Design de Serviços às fragilidades da Educação Pública em contexto de ensino remoto por conta da Pandemia por COVID-19

Contributions of Service Design to Public Education weaknesses in the context of remote education due to the Pandemic by COVID-19

Martins, Bianca Maria Rêgo ; Hack, Justine Noronha ; Pereira, Raquel Leal Cunha Cruz ;

Full Paper:

"Este artigo tem o propósito de descrever e analisar os processos projetuais e as ferramentas de designutilizadas em estratégias de intervenção propostas pelos estudantes de graduação do 4o período, do cursode Design da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), na disciplina Design de Serviços. O trabalho foi desenvolvido remotamente em parceria com 5professoras da Rede Pública de Educação que fazem parte do grupo de estudos Design & Escola quepertence ao Deseduca Lab - Laboratório de Design e Educação ESDI/UERJ, e teve como base asdificuldades e demandas relatadas por elas, com enfoque na circunstância de ensino-aprendizagem adistância. Assim, destaca-se o potencial do Design de Informação na visualização e análise de dadosinterdisciplinares e o Design de Serviços como contribuinte para desdobramento de abordagens pontuais àsproblemáticas e gargalos de situações complexas da Educação, que envolvem diferentes agentes erealidades. As intervenções propostas foram acompanhadas e validadas pelas professoras e, tendoalcançado resultados satisfatórios, estão aptas a serem postas em prática."

Full Paper:

"This article aims to describe and analyse the project process and design tools used in interventionstrategies proposed by undergraduate students of the 4th period, from the Design course at the School ofIndustrial Design (ESDI) of the State University of Rio de Janeiro (UERJ), in the discipline “ServiceDesign”. This work was carried out remotely in partnership with 5 Public School’s teachers who are part ofthe “Design and School” study group that belongs to “Deseduca lab” — Design and Education laboratoryESDI/UERJ — and was based on the difficulties and demands reported by them, with focus on thedistance teaching-learning circumstances. Therefore, it highlights the potential of Information Design in thevisualization and analysis of interdisciplinary data and Service Design as a contributor to the deployment ofspecific approaches to the problems and bottlenecks of complex situations in Education, involving differentagents and realities. The proposed interventions were followed and validated by the teachers and, havingachieved the satisfactory results, they can be leveraged in practical cases."

Palavras-chave: design de serviços, ensino-aprendizagem, educação pública; pandemia; design de informação;,

Palavras-chave: service design, teaching-learning, public education, pandemic; information design;,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-045-355231-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Buzan, T. (2002). Mapas Mentais e sua elaboração: um sistema definitivo de pensamento que
  • [2] transformará a sua vida. São Paulo: Cultrix.
  • [3] Cardoso, R. (2011). Design para um mundo complexo (1a ed.). São Paulo, SP, Brasil: UBU.
  • [4] ENSP/Fiocruz. (13 de maio de 2020). www.portal.fiocruz.br. Acesso em 02 de maio de 2021,
  • [5] disponível em Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/desigualdade-social-e-economica-em-
  • [6] tempos-de-covid-19
  • [7] G1. (25 de Abril de 2021). www.g1.globo.com. Acesso em 02 de Maio de 2021, disponível em
  • [8] G1: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/04/25/covid-19-ja-matou-mais-
  • [9] brasileiros-em-4-meses-de-2021-do-que-em-todo-ano-de-2020.ghtml
  • [10] MindLab. (2019). Métodos Mindlab - Ferramentas de Design Thinking do Laboratório de
  • [11] Inovação da Dinamarca. Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
  • [12] Pimentel, M. (23 de maio de 2020). www.horizontes.sbc.org.br. Acesso em 02 de maio de
  • [13] 2021, disponível em SBC Horizontes:
  • [14] http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/"
Como citar:

Martins, Bianca Maria Rêgo ; Hack, Justine Noronha ; Pereira, Raquel Leal Cunha Cruz; "Contribuições do Design de Serviços às fragilidades da Educação Pública em contexto de ensino remoto por conta da Pandemia por COVID-19", p. 577-592 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-045-355231-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações