setembro 2019 vol. 6 num. 1 - X Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contribuições do CTS/CTSA para o Ensino de Ciências: O sabão como temática sociocientífica

Contribuições do CTS/CTSA para o Ensino de Ciências: O sabão como temática sociocientífica

Côgo, S. M. B.; Terra, V. R.; Rainha, K. P.;

Artigo completo:

Os seres vivos dependem de água para a manutenção das suas funções vitais e a poluição desse recurso está relacionado com o descarte inadequado dos óleos residuais. O sabão artesanal é biodegradável e considera-se a sua fabricação como um método adequado para a reutilização desse poluente. A abordagem CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) concentra-se no desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente consciente. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições da intervenção pedagógica, intitulada "Sabão no seu cotidiano", através das percepções dos estudantes sobre sua a aprendizagem. O sabão foi o tema CTS/CTSA e promoveu a formação de cidadãos ativos sobre às questões científicas, tecnológicas, sociais, ambientais, econômicas e éticas. Este estudo de caso utilizou as interações discursivas entre professor e alunos do 9º ano de uma escola pública de Vitória-ES. Os conteúdos foram trabalhados em atividades práticas, apresentação de vídeo, aulas dialogadas e experimentais, discussões e rodas de conversa. Os dados foram coletados por meio de observações, fotografias e questionários. As análises dos dados mostraram que os alunos articularam o conhecimento socio científico sobre o sabão e o enfoque CTS/CTSA, contribuindo para a formação crítica e reflexiva dos participantes.

Artigo completo:

The living beings depend of the water source to survive and the pollution of this resource is related to improper disposal of residual oils. The handmade soap is biodegradable, and the soapmaking is considered as a proper method for the reuse of this pollutant. In this context, the CTS/CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach focuses on the development of an ecologically aware society. The purpose of this study was to analyze the contributions of the pedagogical intervention, named "Soap in your daily" through the students perceptions about their learning experiences. The soap was the work theme of CTS/CTSA and promoted the formation of active citizens on environmental, economic, ethical and social issues. This case study used the discursive interactions between teacher and students in the 9th grade in a public school in Vitória. The contents have been given on practical activities, video presentation, dialogues and experimentais classes, discussion and open talk. The datas were collected through observations, photographs and questions. Data analysis showed that the students articulated the socio-scientific knowledge about soap and CTS/CTSA focus, contributing to the participants' critical and reflective formation.

Palavras-chave: CTS/CTSA focus, socio-scientific thematic and handmade soap,

Palavras-chave: CTS/CTSA focus, socio-scientific thematic and handmade soap,

DOI: 10.5151/ecfa2019-21

Referências bibliográficas
  • [1] Companhia de Saneamento básico do Estado de São Paulo - SABESP, São Paulo. Disponível em: . Acesso em 17 Mai. 2019.
  • [2] Ministério do Meio Ambiente, Brasília. Disponível em: . Acesso em 02 Ago. 2019.
  • [3] ZAGO NETO, O. G.; DEL PINO, J. C. Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Porto Alegre: Instituto de Química - UFRGS, 1996. Disponível em: . Acesso em 16 Mai. 2019.
  • [4] VELOSO, Y. M. S.; FREITAS, L. F. L.; AMARAL FILHO, J. H. B.; SANTOS, I. T.; LEITE, M. S.; ARAÚJO, P. J. L. Rotas para reutilização de óleos residuais de fritura. Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 1, p. 11-18, 2012.
  • [5] WILDNER, L. B. A; HILLIG, C. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumentos de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, v. 5, p. 813-824, 2012.
  • [6] SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí. 2010.
  • [7] BRITO, J. Q.; SÁ, L. P. Estratégias promotoras de argumentação sobre questões sócio-científicas com alunos do ensino médio. Revista Eletrotécnica de Enseñanza de las Ciências, v. 9, p. 505-529, 2010.
  • [8] SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1-12, 2007.
  • [9] MUNDIM, J. V.; SANTOS, W. L. P. ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, v. 18, p. 787-802, 2012.
  • [10] SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, p. 191-218, 2009.
  • [11] LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, p. 1-6, 20
  • [12] SEDU. Secretaria da educação. Currículo Básico Escola Estadual. Ensino médio: área de Linguagens e Códigos. Vitória: SEDU, 2019. Disponível em: . Acesso em 05 Ago. 2019.
  • [13] MALESCZYK, C; POLANCZKY, C. A educação ambiental e o enfoque CTSA no contexto da formação docente em química: possibilidades e desafios. In: V CIECITEC. Disponível em: . Acesso em 17 Mai. 2019.
Como citar:

Côgo, S. M. B.; Terra, V. R.; Rainha, K. P.; "Contribuições do CTS/CTSA para o Ensino de Ciências: O sabão como temática sociocientífica", p. 93-98 . In: Anais do X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2019-21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações