artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contribuições de Sessões Colaborativas na Geração de Ideias em Ambiente Institucional Mediadas pelo Design: experiências em uma instituição de ensino

Contributions of Collaborative Sessions in the Generation of Ideas in Institutional Environment Mediated by Design: experiences in a teaching institution

PINA, Suzana Angélica da Silva Mascarenhas; MAGALHÃES, Ana Luiza Medeiros Guimarães; SANTOS, Neymar Leonardo dos; SOUZA, Paulo Fernando de Almeida;

artigo:

É percebido que o design está alcançando destaque em todos os meios de produção criativa, principalmente como elemento importante no desenvolvimento estratégico dos negócios. Deste modo, a pesquisa tem o objetivo de apresentar contribuições de sessões colaborativas na geração de ideias mediadas pelo design em ambientes institucionais, fundamentada nas experiências realizadas em uma instituição de ensino, com coordenadores de curso, a fim de, posteriormente, compartilhar aprendizados com os alunos e potencializar os resultados dos projetos de final de curso. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, partiu-se do potencial do Design em explorar os eixos investigativos da percepção e valor, envolvendo pessoas; do valor e função, abrangendo mercado; da função e forma, compreendendo tecnologia; e da percepção e forma, compreendendo a arte em um contexto pré-estabelecido. Com base nesses conceitos, explorou-se a percepção, reflexão, produção e crítica no processo criativo, elevando o número de soluções dos problemas trabalhados.

artigo:

It is perceived that design is reaching prominence in all means of creative production, mainly as an important element in the strategic development of the business. In this way, the research has the objective of presenting contributions of collaborative sessions in the generation of ideas mediated by the design in institutional environments, based on the experiences realized in an educational institution, with course coordinators, in order to later share learning with the students and boost the results of the end-of-course projects. From a qualitative and exploratory research, it was based on the potential of the Design in exploring the investigative axes of perception and value, involving people; of value and function, covering market; of function and form, comprising technology; and perception and form, understanding art in a pre-established context. Based on these concepts, the perception, reflection, production and critique in the creative process was explored, increasing the number of solutions of the problems worked.

Palavras-chave: Design e criatividade; sessões colaborativas; educação em design,

Palavras-chave: Design and creativity; collaborative sessions; education in design,

DOI: 10.5151/ped2018-3.2_ACO_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PINA, Suzana Angélica da Silva Mascarenhas; MAGALHÃES, Ana Luiza Medeiros Guimarães; SANTOS, Neymar Leonardo dos; SOUZA, Paulo Fernando de Almeida; "Contribuições de Sessões Colaborativas na Geração de Ideias em Ambiente Institucional Mediadas pelo Design: experiências em uma instituição de ensino", p. 1551-1564 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.2_ACO_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações