Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro ; MENEGASSI, Renilson José ;

Artigo Completo:

Este trabalho discute as contribuições da pesquisa colaborativa na formação docente contínua no contexto de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa – SAALP, 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. Tem-se como objetivo refletir como a mediação pedagógica colaborativa, por meio de orientações teórico-metodológicas sobre leitura e escrita, auxilia na prática efetiva da docência e na aprendizagem na SAALP. A pesquisa é realizada à luz da Linguística Aplicada, embasada nos pressupostos do dialogismo, a partir do Círculo de Bakhtin, na teoria histórico-cultural, privilegiando-se os aportes de Vygotsky e Leontiev, e nas concepções de processo de leitura e escrita abordadas por Menegassi. Emprega-se como procedimento de investigação a pesquisa colaborativa, visto que se buscou uma relação colaborativa com um professor da SAALP, auxiliando-o, por meios de diversas ações colaborativas, a refletir sobre a própria prática no trabalho com a língua materna, a construir novos conhecimentos a respeito do processo de leitura e de escrita, a planejar ações em prol da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em SAALP, a alterar as ações cotidianas em sala de aula, a diagnosticar os problemas e os efeitos das mudanças nesse contexto de ensino. Os resultados das análises demonstram: a) a internalização e a apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos concernentes aos processos de leitura e escrita pelo docente; b) o aprimoramento no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da SAALP; c) a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos quanto ao trabalho com a leitura e a escrita, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica nesse contexto específico de ensino.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Formação docente contínua; pesquisa colaborativa; Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa; processos de leitura e de escrita,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-018

Referências bibliográficas
  • [1] ANGELO, C. M. P. Atividades de leitura no caderno Orientações Pedagógicas para as Salas de Apoio à Aprendizagem. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL – COLE, 16., 2007, Campinas. Anais... Campinas, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2012.
  • [2] ______ ; FRACASSE, L. O interlocutor nos comandos de produção escrita. In: CARAZZAI, M. R. P; TEIXEIRA, N. C. R. B.; GONÇALVES, R. (Orgs.). Língua, leitura e literatura: perspectivas de ensino. Guarapuava: UNICENTRO, 2009. p. 81-96.
  • [3] BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
  • [4] ______; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999 [1929].
  • [5] BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 3º e 4º Ciclos do Ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília - MEC/SEF, 1998.
  • [6] DUARTE, P. C. de O. A produção textual na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa: uma análise das condições de produção no Caderno Orientações Pedagógicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2012.
  • [7] GATTI, B. A.; BARRETO, E. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
  • [8] IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • [9] LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, M.T. (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto Alegre: Porto Editora, 1997. p. 117-15
  • [10] MATTOS, A. M. A colaboração e confiança na formação do professor de línguas estrangeiras. Signum: Estud. Ling., Londrina, v.10, n.1, p. 11-32, jul. 2007.
  • [11] MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (Orgs.) Leitura: aspectos teóricos e práticos. Maringá: Eduem, 2010a.p. 35-59.
  • [12] ______. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R. dos; GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (Orgs.) A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010b. p. 75-101.
  • [13] MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
  • [14] OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 2006.
  • [15] PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
  • [16] RODRIGUES, A. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: . Acesso em 10 jan. 2014.
  • [17] SILVEIRA, A. P. K. da. Formação continuada em língua portuguesa: crenças, expectativas e saberes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., Curitiba, 2009. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2014.
  • [18] SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.
  • [19] VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole.. [et al.]. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • [20] ______. Pensamento e Linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Como citar:

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; "CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA", p. 217-231 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-018

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações