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CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José
Artigo Completo:
Este trabalho discute as contribuições da pesquisa colaborativa na formação docente contínua no contexto de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa – SAALP, 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. Tem-se como objetivo refletir como a mediação pedagógica colaborativa, por meio de orientações teórico-metodológicas sobre leitura e escrita, auxilia na prática efetiva da docência e na aprendizagem na SAALP. A pesquisa é realizada à luz da Linguística Aplicada, embasada nos pressupostos do dialogismo, a partir do Círculo de Bakhtin, na teoria histórico-cultural, privilegiando-se os aportes de Vygotsky e Leontiev, e nas concepções de processo de leitura e escrita abordadas por Menegassi. Emprega-se como procedimento de investigação a pesquisa colaborativa, visto que se buscou uma relação colaborativa com um professor da SAALP, auxiliando-o, por meios de diversas ações colaborativas, a refletir sobre a própria prática no trabalho com a língua materna, a construir novos conhecimentos a respeito do processo de leitura e de escrita, a planejar ações em prol da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em SAALP, a alterar as ações cotidianas em sala de aula, a diagnosticar os problemas e os efeitos das mudanças nesse contexto de ensino. Os resultados das análises demonstram: a) a internalização e a apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos concernentes aos processos de leitura e escrita pelo docente; b) o aprimoramento no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da SAALP; c) a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos quanto ao trabalho com a leitura e a escrita, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica nesse contexto específico de ensino.
Este trabalho discute as contribuições da pesquisa colaborativa na formação docente contínua no contexto de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa – SAALP, 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. Tem-se como objetivo refletir como a mediação pedagógica colaborativa, por meio de orientações teórico-metodológicas sobre leitura e escrita, auxilia na prática efetiva da docência e na aprendizagem na SAALP. A pesquisa é realizada à luz da Linguística Aplicada, embasada nos pressupostos do dialogismo, a partir do Círculo de Bakhtin, na teoria histórico-cultural, privilegiando-se os aportes de Vygotsky e Leontiev, e nas concepções de processo de leitura e escrita abordadas por Menegassi. Emprega-se como procedimento de investigação a pesquisa colaborativa, visto que se buscou uma relação colaborativa com um professor da SAALP, auxiliando-o, por meios de diversas ações colaborativas, a refletir sobre a própria prática no trabalho com a língua materna, a construir novos conhecimentos a respeito do processo de leitura e de escrita, a planejar ações em prol da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em SAALP, a alterar as ações cotidianas em sala de aula, a diagnosticar os problemas e os efeitos das mudanças nesse contexto de ensino. Os resultados das análises demonstram: a) a internalização e a apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos concernentes aos processos de leitura e escrita pelo docente; b) o aprimoramento no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da SAALP; c) a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos quanto ao trabalho com a leitura e a escrita, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica nesse contexto específico de ensino.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-018
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Como citar:
ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; "CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA", p-217-231.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-018
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Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO, Renilson José MENEGASSI, CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 217-231, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-018 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/contribuies-da-pesquisa-colaborativa-na-formao-do-docente-de-sala-de-apoio-aprendizagem-de-lngua-portuguesa-25477) Palavras-chave:: ;