Outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Contexto, Experiência e Design

Costa, Marília ; Bedore, Renato ;

Artigo Completo:

Esteartigo traz como problemática as críticas recorrentes feitas ao ensino doDesign no Brasil, apresentadas através de dois projetos realizados porestudantes de Design. A partir de um panorama sobre a docência no EnsinoSuperior brasileiro, foram definidos quatro principais pontos de insatisfaçãopor parte dos estudantes: a relação com a autoridade, a flexibilidade dainstituição, os métodos de avaliação e a experiência universitária. Essespontos foram transformados em parâmetros para analisar três escolas europeiascom métodos alternativos de ensino. Os resultados da análise mostram umadiferença contrastante em relação aos métodos de ensino em Design no Brasil, elevantam a discussão sobre a viabilidade da importação desses métodos e damudança do sistema educacional vigente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Ensino Superior, Ensino do Design no Brasil, Expedição Liberdade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sed2016-008

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, R. de. O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha. Tese (Livre-docência em Filosofia da Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
  • [2] AQUINO, J. Docência, Poder e Liberdade: Dos processos de governamentalização à potência de existir nas escolas. Tese de Doutorado. Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Universidade de São Paulo, 2009.
  • [3] BASSO, C; STAUDT, D. A influência da escola de Ulm e Bauhaus na estrutura curricular das escolas. Revista Conhecimento Online, vol 2. 2010.
  • [4] CAVALCANTI, R; GAYO, M. Andragogia na educação universitária. 200
  • [5] Documentário. A Folha que sobrou no caderno. (2008) Mauro Alex, Alexandre Czajkowski e Gabriel Costa. Disponível em: . Acesso em: 09/2016.
  • [6] GARCIA, A; HAN, E. Percepções sobre o Ensino de Design no Brasil: Por um aprendizado mais crítico e autônomo. Trabalho de Conclusão de Curso. Setor de Artes, Comunicação e Design. Universidade Federal do Paraná, 2015.
  • [7] LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002, p. 20-28.
  • [8] LARUSSO, D. CUDUCOS, E. LAZZARIM, M. Expedição Liberdade. (2013) Disponível em: . Acesso em: 09/2016
Como citar:

Costa, Marília; Bedore, Renato; "Contexto, Experiência e Design", p. 62-72 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sed2016-008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações