Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contar sem dizer: o Silêncio em Lulu e o Urso e em Lá e Aqui

Telling without saying: silence in Lulu and the bear

GUTFREUND, Daniela ; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo:

Lulu e o Urso é um dos livros de Carolina Moreyra e Odilon Moraes incluídos nesta pesquisa. Os livros foram escolhidos, pois, desde sua concepção, apresentam o silêncio como um elemento narrativo fundamental para a construção de sentido, uma marca das obras da dupla. “Como contar sem dizer?” é uma pergunta crucial para Moreyra, autora do texto verbal disparador dos dois livros em análise. O livro-álbum é uma linguagem em que todos os elementos estão em relação para gerar significado, sendo inseparáveis e interdependentes. Este trabalho tem o objetivo de compreender como o silêncio atua na construção de sentido de “Lulu e o urso”por meio da análise do livro e de sua composição. O foco da análise é como o silêncio atua e quais as potenciais relações estabelecidas pelo leitor ao se deparar com o silêncio do que está em branco e com aquele entre uma página e outra, que está contido no ato de virar a página. A fim de compreender se e como o silêncio atua na leitura do livro-álbum, foi feita uma entrevista com os autores –a dupla Carolina Moreyra e Odilon Moraes – que se valem do branco e da virada da página na construção de sentido em suas obras. A entrevista feita em uma conferência virtual tem como objetivo alimentar as análises dos livros e investigar como os autores, em sua produção criativa, entendem a presença e importância do branco e do virar das páginas em sua obra poética.

Artigo:

Lulu e o Urso is one of the books of Carolina Moreyra and Odilon Moraes inclued in this research. The books were chosen as, from their conception, they present silence as a fundamental narrative element for the construction of meaning, a trademark of their work. "How to tell without saying?" is a crucial question to Moreyra, author of the verbal text that triggered their books together. Picturebooks are a language in which all the elements are always in relation to each other in order to create meaning, being both inseparable and interdependant. This paper has the objective of comprehend how silence acts in meaning construction in 'Lulu and the bear' through the analysis of the book and its composition. The focus of this analysis is how silence acts and which are the potential relations established by the reader when facing it in what is left blank and in that silence contained in between pages. The analysis was feed by an interview with the couple Carolina Moreyra and Odilon Moraes, who make use of blank space and the turn of page in order to construct meaning in their work.

Palavras-chave: Silêncio, Em branco, Virada da página, Picturebook.,

Palavras-chave: Silence, Blank, Turn of page, Picturebook.,

DOI: 10.5151/5spdesign-17

Referências bibliográficas
  • [1] GUTFREUND e MAZZILLI. “O silêncio em Flicts”, revista La tadeo dearte, vol.7, n.7, 202
  • [2] HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições70, 2004.
  • [3] LE BRETON, D. Del silencio. Madrid: Sequitur, 2001.
  • [4] MELOT, M. Livro,. Ateliê editorial: São Paulo, 2011.
  • [5] MOREYRA, C. e MORAES, O. Lulu e o urso. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2019.
Como citar:

GUTFREUND, Daniela; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar; "Contar sem dizer: o Silêncio em Lulu e o Urso e em Lá e Aqui", p. 31-32 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações