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CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS E PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS NARRATIVAS NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Mota, Marina de Lira Pessoa; Lameira, Gregório Bacelar; Campello, Silvio Barreto; Miranda, Eva Rolim;

Resumo:

Esta pesquisa se dedicou a investigar como se dá o processo de produção de um material sequencial, no formato de história em quadrinhos, desenvolvido a partir da contação de uma estória. O experimento envolveu alunos do terceiro ano do ensino fundamental em um colégio da rede municipal no Recife, sendo estruturado em duas etapas: na primeira com uma apresentação dos elementos constitutivos das histórias em quadrinhos, a fim de familiarizar os alunos com o objeto de estudo e, no segundo momento, com o desenvolvimento da contação da estória seguida da produção da representação gráfica sequencial. O interesse do estudo toma por base aspectos referentes ao planejamento da inserção das informações captadas sonoramente transformado em um material gráfico. Com a finalidade de entender os processos e todos os componentes envolvidos no estudo, tomou-se como referencial de análise a Teoria da Atividade, em especial a primeira e segunda geração baseadas nos estudos de Engeström (1987).

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: História em quadrinhos; contação de estórias; teoria da atividade.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0205

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Como citar:

Mota, Marina de Lira Pessoa; Lameira, Gregório Bacelar; Campello, Silvio Barreto; Miranda, Eva Rolim; "CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS E PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS NARRATIVAS NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS", p. 2397-2408 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0205

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