setembro 2019 vol. 6 num. 1 - X Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Contaminação de solos por baterias Níquel-Hidreto metálico como tema motivador na feira de Ciências como estratégia de ensino

Storch, M. H.; Müler, R. A.; Moura, T. R.; Neves, P. R. G.; Vervloet, V. V.; Freitas, M. B. J. G.; Ferreira, S. A. D.; Lelis, M. F. F.;

Artigo completo:

O desenvolvimento da indústria eletroeletrônica tem trazido muitos benefícios à humanidade. O uso crescente de aparelhos portáteis, movidos a pilhas ou baterias, vem causando sérios impactos ambientais, quando descartados junto ao lixo comum, devido a presença de metais em sua constituição. Este trabalho teve como objetivo abordar o tema “Pilhas e baterias" com enfoque na contaminação de solos por metais, a construção de conceitos científicos e o processo de ensino-aprendizagem com enfoque em abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Foi utilizado o ambiente da feira de ciências, com a participação de estudantes de nível médio de uma escola estadual de ensino integral de Vitória, ES. A construção de uma coluna de solos, permitiu verificar a lixiviação de níquel, presente em baterias de níquel-hidreto metálico pela reação de identificação do níquel como dimetilglioxima. A feira de ciência contribuiu com a realização dos experimentos, a exploração dos conceitos científicos sobre composição química das pilhas e baterias, seu funcionamento e as consequências do descarte inadequado, além de desempenhar um importante papel social, incentivando o desenvolvimento de competências como liderança e trabalho em equipe.

Artigo completo:

The development of the electronics industry has brought many benefits to humanity. The increasing use of portable, battery-powered appliances has been causing serious environmental impacts when disposed of with ordinary waste due to the presence of metals in its constitution. This work aimed to address the theme "Batteries" focusing on the contamination of soils by metals, the construction of scientific concepts and the teaching-learning process focusing on CTSA (Science-Technology-Society-Environment) approach. The science fair environment was used, with the participation of high school students from a state full-time school in Vitória, ES, Brazil. The construction of a soil column allowed the verification of nickel leaching, present in nickel batteries. metal hydride by nickel identification reaction as dimethylglyoxime. The science fair contributed to the conduct of the experiments, the exploration of scientific concepts on the chemical composition of batteries, their operation and the consequences of improper disposal, as well as playing an important social role, encouraging the development of skills such as leadership and work in a team.

Palavras-chave: ensino de química, feira de ciências, contaminação do solo,

Palavras-chave: chemistry Teaching, Science Fair, soil contamination,

DOI: 10.5151/ecfa2019-26

Referências bibliográficas
  • [1] MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Uberlândia. v. 7, p. 67-77, 2008. [2] SANTOS, W. L. P. DOS, MÓL, G. S., SILVA, R. R., CASTRO, E. N. F. DE, SILVA, G DE S., MATSUNAGA, R. T., SANTOS, S. M. DE O., DIB, S. M. F., Química e sociedade: um projeto brasileiro para o ensino de química por meio de temas CTS. Educación Química. v. 3, p. 20-28, 2009. [3] Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em: 17 Maio de 2019. [4] FRISON, M. D., PINO, J. C. D. CERETTA, J. P. Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v.23, p. 440-457, 2009. [5] Resolução Nº 420 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), de 28/12/2009, Diário Oficial da União, 30/12/2000. [6] BOCCHI, N.; FERRACIN, L.C.; BIAGGIO, S.R. Pilhas e baterias funcionamento e impacto ambiental. Química nova na escola, 201 [7] MARTINELLI, A. C., BARRADA, R. V., FERREIRA, S. A. D., FREITAS, M. B. J. G., LELIS, M. F. F. Avaliação da lixiviação do cádmio e níquel provenientes da degradação de baterias níquel-cádmio em uma coluna de solo. Química Nova. v. 37, No. 3, p. 465-472, 2014. [8] GONZALEZ, K. R. Toxicologia do Níquel. Revinter - Revista Intertox de Toxicologia Risco Ambiental e Sociedade, v. 9, n. 2, p. 30-54, jun. 2016. [9] BRUM, Z. R. Educação ambiental no uso e descarte de pilhas e baterias. Especialização em Educação Ambiental. Universidade Federal de Santa Maria, RS. [10] DORNFELD, C. B; MALTONI, K. L. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, p. 42-58, 201 [11] MEZZARI, S.; FROTA, P. R. O.; MARTINS, M. C. Feiras multidisciplinares e o ensino de ciências. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Número Monográfico, p 107-119, 201 [12] HARTMANN, A. M; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes do ensino médio. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009. [13] BACCAN, N. et al. Introdução à semimicroanálise qualitativa. 2 ed. São Paulo: Editora da Unicamp: 1988.
Como citar:

Storch, M. H.; Müler, R. A.; Moura, T. R.; Neves, P. R. G.; Vervloet, V. V.; Freitas, M. B. J. G.; Ferreira, S. A. D.; Lelis, M. F. F.; "Contaminação de solos por baterias Níquel-Hidreto metálico como tema motivador na feira de Ciências como estratégia de ensino", p. 123-127 . In: Anais do X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2019-26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações