Artigo - Open Access.

Idioma principal

CONSTRUÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DE UM SECADOR HÍBRIDO FOTOVOLTAICO PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS EM PEQUENA ESCALA

CONSTRUCTION AND INSTRUMENTATION OF A HYBRID PHOTOVOLTAIC SOLAR DRYER FOR FOOD PROCESSING IN SMALL SCALE

CANDIDO, MARIANA NASCIMENTO ; VIEIRA, GUSTAVO NAKAMURA ALVES ; AGUIAR, RODRIGO SANTANA ; HIDALGO, LETICIA FERRARESI ; FREIRE, JOSé TEIXEIRA ; , ;

Artigo:

Secadores solares híbridos fotovoltaicos são equipamentos que utilizam a radiação solar tanto como fonte de energia térmica, quanto elétrica. Trata-se de equipamentos com potencial de aplicação para processar alimentos produzidos por agricultores de pequena escala, melhorando a qualidade final do produto seco em relação à simples exposição à radiação solar direta. Este trabalho teve por objetivo construir um secador solar híbrido fotovoltaico e instalar nele instrumentos de medição para o monitoramento de variáveis de processo (temperaturas, umidades do ar e fluxo de radiação solar incidente). Foi elaborada uma interface digital de aquisição de dados em LabVIEW, que foi testada em dois experimentos distintos: com o uso da placa fotovoltaica para ligar coolers responsáveis pelo escoamento do ar no secador ou sem o seu uso. Verificou-se o funcionamento pleno deste secador e da interface de aquisição de dados.

Artigo:

Palavras-chave: SECAGEM SOLAR, INSTRUMENTAçãO, SECADOR SOLAR HíBRIDO,

Palavras-chave: SOLAR DRYING, INSTRUMENTATION, HYBRID SOLAR DRYER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP17

Referências bibliográficas
Como citar:

CANDIDO, MARIANA NASCIMENTO; VIEIRA, GUSTAVO NAKAMURA ALVES; AGUIAR, RODRIGO SANTANA; HIDALGO, LETICIA FERRARESI; FREIRE, JOSé TEIXEIRA; , ; "CONSTRUÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DE UM SECADOR HÍBRIDO FOTOVOLTAICO PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS EM PEQUENA ESCALA", p. 2184-2190 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações