Artigo - Open Access.

Idioma principal

CONSTRUÇÃO DE UM EXTRATOR SOLAR DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS DA AMAZÔNIA

CONSTRUCTION OF A SOLAR EXTRACTOR OF ESSENTIAL OILS FROM AROMATIC AND MEDICINAL PLANTS OF THE AMAZON

SOUSA, MAYRA PAULA DE SOUZA E ; AUM, YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL ; CAVALCANTE, LUYARA DE ALMEIDA ; SALES, MAIARA LOPES FERREIRA ; SOUSA, JOãO PAULO DE SOUZA E ;

Artigo:

A extração de óleos essenciais é muito comum em indústrias por meio de diversos métodos mais comumente por arraste à vapor. A extração via utilização de energia solar tem grande potencial na região amazônica, porém ainda não é muito usada no setor pós-colheita para a extração de substância voláteis. O objetivo deste trabalho foi projetar e construir um extrator de óleos essenciais que utiliza a energia térmica solar irradiada com auxílio de um refletor de Scheffler para a extração de óleos essenciais de plantas nativas da Amazônia, por arraste à vapor. O extrator projetado é composto principalmente por: um refletor solar de Scheffler de 2 m² semiautomático e alimentado por uma placa solar, uma dorna de destilação desenvolvida a partir de uma panela de pressão industrial de 30 L, condensador adaptado de um recipiente de plástico de 30 L e vaporizador de 20 cm de diâmetro. O sistema de extração foi montado na Universidade Federal do Amazonas, e a partir das radiações solares recebidas nos dias 26 de março e 6 de abril de 2019, foi possível obter temperaturas adequadas para esse estudo.

Artigo:

Palavras-chave: ÓLEOS ESSENCIAIS, ENERGIA SOLAR; AMAZÔNIA.,

Palavras-chave: ESSENTIAL OILS; SOLAR ENERGY; AMAZON.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT121

Referências bibliográficas
Como citar:

SOUSA, MAYRA PAULA DE SOUZA E; AUM, YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL; CAVALCANTE, LUYARA DE ALMEIDA; SALES, MAIARA LOPES FERREIRA; SOUSA, JOãO PAULO DE SOUZA E; "CONSTRUÇÃO DE UM EXTRATOR SOLAR DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS DA AMAZÔNIA", p. 147-153 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT121

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações