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CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: INTERAÇÕES COMUNICATIVAS, AUTOESTIMA E INVESTIMENTO

BERNARDO, Aline Cajé;

Artigo Completo:

As relações entre linguagem e identidade são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Aprender uma língua estrangeira possui uma dimensão identitária, pois envolve, entre outras coisas, tornar-se um outro (REVUZ, 1998). Esse despertar para uma outra língua pode funcionar como um reforço narcísico sobre aquele que aprende. Este artigo baseia-se em depoimentos de alunos do ensino fundamental, obtidos em uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender os sentidos atribuídos à aprendizagem de inglês, com base na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000, 2005). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com 115 alunos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas 15 entrevistas. Este artigo, com base nesses dados, analisa de que forma as interações comunicativas desses estudantes com pessoas de outras nacionalidades podem contribuir para a ressignificação das suas identidades enquanto aprendizes de língua inglesa. As análises foram pautadas em Norton (1997), no tocante às noções de identidade e investimento; em Rajagopalan (2003), nos aspectos de identidade e autoestima; e em Charlot (2000) e Develay (1996), no que concerne às noções de reforço narcísico e sentido. Os resultados mostraram que as experiências comunicativas em outra língua afetaram sua relação consigo mesmo e com o idioma, mobilizando-os a investirem-se mais na sua aprendizagem.

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Palavras-chave: língua inglesa; identidade; investimento,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-004

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Como citar:

BERNARDO, Aline Cajé; "CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: INTERAÇÕES COMUNICATIVAS, AUTOESTIMA E INVESTIMENTO", p. 41-53 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-004

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