Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: INTERAÇÕES COMUNICATIVAS, AUTOESTIMA E INVESTIMENTO

BERNARDO, Aline Cajé ;

Artigo Completo:

As relações entre linguagem e identidade são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Aprender uma língua estrangeira possui uma dimensão identitária, pois envolve, entre outras coisas, tornar-se um outro (REVUZ, 1998). Esse despertar para uma outra língua pode funcionar como um reforço narcísico sobre aquele que aprende. Este artigo baseia-se em depoimentos de alunos do ensino fundamental, obtidos em uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender os sentidos atribuídos à aprendizagem de inglês, com base na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000, 2005). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com 115 alunos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas 15 entrevistas. Este artigo, com base nesses dados, analisa de que forma as interações comunicativas desses estudantes com pessoas de outras nacionalidades podem contribuir para a ressignificação das suas identidades enquanto aprendizes de língua inglesa. As análises foram pautadas em Norton (1997), no tocante às noções de identidade e investimento; em Rajagopalan (2003), nos aspectos de identidade e autoestima; e em Charlot (2000) e Develay (1996), no que concerne às noções de reforço narcísico e sentido. Os resultados mostraram que as experiências comunicativas em outra língua afetaram sua relação consigo mesmo e com o idioma, mobilizando-os a investirem-se mais na sua aprendizagem.

Artigo Completo:

Palavras-chave: língua inglesa; identidade; investimento,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-004

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
  • [2] AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Tradução Bruno César Cavalcanti e Rachel Rocha de A. Barros. Maceió: Edufal, UNESP, 2010.
  • [3] BAUTIER, Elisabeth. Pratiques langagières, pratiques sociales: De la sociolinguistique à la sociologie du langage. Paris: Editions L’Harmattan, 1995.
  • [4] BERNARDO, Aline Cajé. Relações como o aprender: um estudo sobre a aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2010.
  • [5] CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • [6] _______Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação de hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • [7] ______ Educação e Globalização. Uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo Revista de Ciências da Educação, 4, p. 129-136. 200
  • [8] DEVELAY, Michel. Donner du sens à l’école. Paris: ESF editeur, 1996.
  • [9] HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomás Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Riode Janeiro: DP&A Editora, 2005.
  • [10] KUMARAVADIVELU, B. Cultural realism and pedagogic principles. In: KUMARAVADIVELU, B. Cultural globalization and language education. 1st edition. Yale University Press: 2007.
  • [11] NORTON, Bonny. Language, Identity, and the Ownership of English. TESOL Quarterly. Vol. 31. Nº 3, Autumn, 1997. p. 409-429.
  • [12] ______. Identity. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. Edited by James Simpson. New York and London, 2011. p. 318-330.
  • [13] RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, Identidade e a Questão Ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
  • [14] REVUZ, Christine. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. Tradução de Silvana Serrani-Infante. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998.
  • [15] SUÁREZ-OROZCO, Carola. Formulating Identity in a Globalized World. In: SUÁREZ-OROZCO, Marcelo M. & QIN-HILLIARD, Desiree (Editors). Globalization, Culture & Education in the New Millenium. University of California Press & Ross Institute (Preprint forthcoming February, 2003).
Como citar:

BERNARDO, Aline Cajé; "CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: INTERAÇÕES COMUNICATIVAS, AUTOESTIMA E INVESTIMENTO", p. 41-53 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações