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Construindo pontes para as religiões de matriz africana através de artefato físico-digital interativo

Building bridges to african-derived religions through interactive physical-digital artifact

Colares, Karla ; Soares, Nilson Valdevino ;

CIDI:

Este artigo traz estudos oriundos da dissertação apresentada pela autora principal ao programa de Mestrado Profissional em Design de Artefatos Digitais, realiza um estudo sobre jogos e objetos lúdicos (materiais ou digitais) e como estes podem trazer e representar signos, rituais, vestuários, música, dança, portanto, profundos elementos culturais. Busca-se apresentar como os jogos, objetos lúdicos e artefatos digitais podem conectar-se aos símbolos culturais das religiões de matriz africana, utilizando-se dos seus códigos comunicacionais tradicionais, relacionando-os aos códigos comunicacionais do contemporâneo. O texto discorre, principalmente, sobre a etapa de ideação de um artefato físico-digital interativo. A proposta é envisionar o potencial do lúdico, inserido no escopo dos espaços urbanos (playable cities), para a construção de uma maior compreensão das religiões de matriz africana pela cultura hegemônica do mainstream, através da proposição de um artefato físico-digital que busque operacionalizar, para tal, os conceitos da gamificação e do objeto evocativo de Turkle (2007). O estudo propõe a produção de um cenário que possa ser utilizado na realização de um objeto que evoque a memória afetiva local, apresentando uma mensagem de recuperação dos sentidos e relações das religiões de matriz africana.

CIDI:

This article presents studies from the dissertation submitted by the main author to the Professional Master’s Degree Program in Design of Digital Artifacts, and conducts a study on games and ludic objects (material or digital) and how they can bring out and represent signs, rituals, clothing, music, dance, therefore, profound cultural elements. The aim is to demonstrate how games, ludic objects and digital artifacts can connect to the cultural symbols of african-derived religions, using their traditional communication codes and relating them to the contemporary communication codes. The proposal is to envision the ludic potential, incorporated within the scope of urban spaces (playable cities), for fostering a better comprehension of the african-derived religions by the hegemonic culture of mainstream, throughout the development of a physical-digital artifact that seeks to operationalise, to facilitate the process, the concepts of gamification and Turkle’s evocative object (2007). The study suggests the production of a scenario that can be used to create an object that evokes the local emotional memory, conveying a message about recovering the senses and relationships of african-derived religions.

Palavras-chave: artefato físico-digital, cultura, linguagem, religiões, pânico moral,

Palavras-chave: physical-digital artifact, culture, language, religions, moral panic,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-87_650562

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Como citar:

Colares, Karla; Soares, Nilson Valdevino; "Construindo pontes para as religiões de matriz africana através de artefato físico-digital interativo", p. 1319-1341 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-87_650562

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