Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Considerações sobre o Design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino damatemática no Ensino Fundamental

Considerations about the Design of educational games and toys for teachingmathematics in elementary school

Silva, Eliany Maria de Medeiros ; Medeiros, Wellington Gomes de ;

Artigo completo:

O presente trabalho descreve fundamentação teórica de uma pesquisa em andamento sobre o designde jogos e brinquedos pedagógicos e sua utilização como instrumentos que auxiliam o ensino damatemática com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e eficientes. Para tanto, oestudo investiga a relação entre a composição dos atributos físicos dos jogos e brinquedospedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho discute a importância dos atributos doDesign com finalidades didáticas, ou seja, busca compreender como os elementos físicos dessesprodutos se tornam características importantes no processo de ensino. Este artigo apresenta umabreve análise sobre o design de jogos e brinquedos pedagógicos e a relevância de utilizar esse tipo derecurso para o ensino da matemática, considerando que vem se tornando cada vez mais presente nocampo educacional, como forma de tornar as aulas da disciplina mais atrativas e motivadores,possibilitando uma maior interação, envolvimento e participação dos alunos.

Artigo completo:

This paper describes the theoretical basis of an ongoing research on the design ofeducational games and toys and their use as instruments that help the teaching of mathematics withthe aim of making classes more dynamic, enjoyable and efficient. To this end, the study investigatesthe relationship between the composition of the physical attributes of educational games and toys andthe teaching-learning process. The work discusses the importance of product design attributes fordidactic purposes, that is, it seeks to understand how the physical elements of these products becomeimportant characteristics in the teaching process. This article presents a brief analysis on the design ofeducational games and toys and the relevance of using this type of resource for the teaching ofmathematics, considering that it has become increasingly present in the educational field, as a way tomake the classes of the discipline more attractive and motivating, enabling greater interaction,involvement and participation of students.

Palavras-chave: Jogos e brinquedos pedagógicos; Design; Ensino; Matemática.,

Palavras-chave: Educational games and toys; Design; Teaching; Mathematics.,

DOI: 10.5151/cid2020-32

Referências bibliográficas
  • [1] ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Moderna, 2019
  • [2] BARATA, Filipa Cordeiro Lopes Fernandes. Dimensões da relação da criança com o design do brinquedo: Um estudo sobre as preferências individuais e fatores associados. 2018. 201 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-artes, Lisboa, 2018.
  • [3] BESSA, Sônia; COSTA, Váldina Gonçalves da. Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogos. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 248, p.130-147, 2017.
  • [4] BICALHO, Cynthia Dias; OLIVEIRA, Poliana Pereira de; AZEVEDO, Thiago Guimarães. Design e educação infantil: proposta de brinquedo educativo para crianças da pré-escola. Projética, Londrina, v. 10, n. 2, p.105-120, 2019.
  • [5] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática.Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • [6] BRISCH, Mara; SEHN, Elizandra. Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? Revista eletrônica científica inovação e tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. E – 4875.
  • [7] CALEGARI, Eliana Paula; SILVA, Roseane Santos da. Redesenho de brinquedos: uma abordagem apartir do Design Emocional. Revista de design, tecnologia e sociedade, Brasília, v. 4, n. 1, p.1-21, 201
  • [8] COELHO, Luiz Antonio L. (org). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro. Ed: Puc-Rio, Novasideias. 200
  • [9] CRUZ, Polyana Ferreira Lira da. Reflexões sobre o design na educação básica a partir da investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: estudo de casos com professores da educação básica. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.
  • [10] A DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 236 p.
  • [11] GODOY, C. L. S.; MENEGAZZI, M. O. Uso de jogos no ensino da matemática. Comunicação apresentada em XIV Salão Intermunicipal de pesquisa. Lutheran University of Brazil, Guaíba, 2014.
  • [12] GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. 8 ed. rev. e ampl. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
  • [13] GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
  • [14] GUTHEIL, Mariane; WEBER, Cristian; PINTO, Ana. Desenvolvimento de Brinquedo/Jogo Pedagógico com ênfase na experiência de usabilidade. 5º GAMPI PLURAL, Joinville, 2015.
  • [15] HESKETT, John. Design. Revisão técnica Pedro Fiori Fernandes. Tradutora Márcia Leme. São Paulo: Ática, 2008. 146 p.
  • [16] LIRA, Natali Alves Barros; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, 2014.
  • [17] LOBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
  • [18] KISHIMOTO, Tizuco M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8ºed. São Paulo: Cortez, 2005.
  • [19] MANZINI, E. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.
  • [20] MARCATO, Daniela de Cássia Gamonal. O design nos jogos geométricos aplicados ao ensino infantil. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2009.
  • [21] MEFANO, Ligia. O Design de Brinquedos no Brasil: Uma arqueologia do projeto e suas origens. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Artes & Design, PUC: Rio de Janeiro, 2005.
  • [22] MOREIRA, D.; OLIVEIRA, I. 2004. O jogo e a matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
  • [23] OLIVEIRA, Paulo de Salles. O que é brinquedo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
  • [24] SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCHA, Elizabeth Matos. A sequência fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CONGRESSO. Recife: Sbem, p.1-11, 2004.
  • [25] SEHN, Cristina Morandi. Análise da correlação entre a criatividade em atributos de forma e função com o sucesso de produtos de bens de consumo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
  • [26] SILVA, Lidiane de Oliveira. A função social e pedagógica do brinquedo no desenvolvimento da criança. 2015. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
  • [27] SILVA, Renato Carneiro da. Sistema de numeração decimal: Saberes docentes e conhecimentos discentes do 3º ano do ensino fundamental. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
  • [28] SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota. Morfologia do objeto: Uma Abordagem da Gramática Visual/Formal Aplicada ao Design de Artefatos Materiais Tridimensionais. 2018. 171 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design, Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Como citar:

Silva, Eliany Maria de Medeiros; Medeiros, Wellington Gomes de; "Considerações sobre o Design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino damatemática no Ensino Fundamental", p. 412-425 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações