Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Considerações sobre o Design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino damatemática no Ensino Fundamental

Considerations about the Design of educational games and toys for teachingmathematics in elementary school

Silva, Eliany Maria de Medeiros; Medeiros, Wellington Gomes de;

Artigo completo:

O presente trabalho descreve fundamentação teórica de uma pesquisa em andamento sobre o designde jogos e brinquedos pedagógicos e sua utilização como instrumentos que auxiliam o ensino damatemática com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e eficientes. Para tanto, oestudo investiga a relação entre a composição dos atributos físicos dos jogos e brinquedospedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho discute a importância dos atributos doDesign com finalidades didáticas, ou seja, busca compreender como os elementos físicos dessesprodutos se tornam características importantes no processo de ensino. Este artigo apresenta umabreve análise sobre o design de jogos e brinquedos pedagógicos e a relevância de utilizar esse tipo derecurso para o ensino da matemática, considerando que vem se tornando cada vez mais presente nocampo educacional, como forma de tornar as aulas da disciplina mais atrativas e motivadores,possibilitando uma maior interação, envolvimento e participação dos alunos.

Artigo completo:

This paper describes the theoretical basis of an ongoing research on the design ofeducational games and toys and their use as instruments that help the teaching of mathematics withthe aim of making classes more dynamic, enjoyable and efficient. To this end, the study investigatesthe relationship between the composition of the physical attributes of educational games and toys andthe teaching-learning process. The work discusses the importance of product design attributes fordidactic purposes, that is, it seeks to understand how the physical elements of these products becomeimportant characteristics in the teaching process. This article presents a brief analysis on the design ofeducational games and toys and the relevance of using this type of resource for the teaching ofmathematics, considering that it has become increasingly present in the educational field, as a way tomake the classes of the discipline more attractive and motivating, enabling greater interaction,involvement and participation of students.

Palavras-chave: Jogos e brinquedos pedagógicos; Design; Ensino; Matemática.,

Palavras-chave: Educational games and toys; Design; Teaching; Mathematics.,

DOI: 10.5151/cid2020-32

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Como citar:

Silva, Eliany Maria de Medeiros; Medeiros, Wellington Gomes de; "Considerações sobre o Design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino damatemática no Ensino Fundamental", p. 412-425 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-32

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