Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA SINALIZAÇÃO AUTOMOTIVA

MOURA, Carlos Alberto Leite de ; SCOPACASA, Vicente ;

Artigo Completo:

O presente trabalho pretende abordar a sinalização automotiva no contexto da eficiência energética, a partir das tecnologias de fontes luminosas. A ampla difusão dos diodos emissores de luz - LEDs - no mercado automotivo tem sido impactante, pois para além da eficiência energética tem ampliado o potencial inovador para os designers. Nestes aspectos residem as bases para uma reflexão acerca da eficiência energética.Se por um lado os LEDs apresentam menor consumo e maior durabilidade, por outro lado não garantem de per si uma escolha genuína e irretocavelmente sustentável. Uma das razões básicas para isto é a particularidade de cada projeto. Se o foco da concepção de uma lanterna automotiva é o potencial inovador, e com isso entenda-se principalmente o impacto visual de compartimentos ópticos em funcionamento, então pode-se explorar a tecnologia para além da necessidade técnica, uma vez que a finalidade não é apenas a percepção de sinais luminosos mas quão destacados e diferenciados estes dispositivos podem figurar ao serem percebidos.Nestes termos, o tema indica que as fontes luminosas não representam soluções definitivas, mas possibilidades que requerem contextos determinados de aplicação, algo que o presente estudo irá abordar.

Artigo Completo:

Palavras-chave: LED,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-09

Referências bibliográficas
  • [1] RESOLUÇÕES CONTRAN. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm Acesso em maio de 2016.
  • [2] ABNT NBR 9296:2014 – Veículos rodoviários automotores - Lanterna delimitadora, de posição e de freio.
  • [3] ABNT NBR 16231:2013 – Prescrições uniformes relativas às lâmpadas de filamento para uso em sistemas de iluminação e/ou sistemas de sinalização de veículos rodoviários automotores e seus rebocados.
  • [4] REGULAMENTO EUROPEU NÚMERO 37. Rev.8 - Filament lamps Disponível em: http://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/updates/R037r8e.pdf Acesso em maio de 2017.
  • [5] FPS MEDIA – Infographics Binning “LED Binning Explained”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SFrodivy6L8 Acesso em maio de 2017.
Como citar:

MOURA, Carlos Alberto Leite de; SCOPACASA, Vicente; "CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA SINALIZAÇÃO AUTOMOTIVA", p. 114-125 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-09

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações