Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Conhecimentos tácito e empírico como tomada de decisão e a relação com o trabalho do vendedor ambulante

Tacit and empirical knowledge as decision making related to street vendors workstation

LIMA, André Luís de Oliveira ; DINIZ, Raimundo Lopes ; OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro ;

Artigo:

As mudanças na economia brasileira na década de 90 influenciaram o aumento do desemprego e paralelamente o crescimento do mercado informal, motivada pela necessidade do auto sustento. Surgem então, manifestação da informalidade que se caracterizam por improvisos ou gambiarras que resultam em artefatos que auxiliam na venda de produtos e serviços de vendedores ambulantes em todo o mundo. Essas ocorrências se manifestam principalmente para venda de bebida, alimentos e acessórios, evidenciando diversas formas que esses artefatos podem apresentar. Percebe-se que o vendedor ambulante usa de práticas específicas de sua vivência para tal produção, dessa forma, este artigo busca relacionar essas criações com os conhecimentos tácito e empírico, dentro das esferas funcional, material e social, resultando em uma lógica de produção por um não-designer.

Artigo:

The changes in the Brazilian economy in the 90s influenced the increase in unemployment and, in parallel, the growth of informality, motivated by the need for self-support. There is then a manifestation of informality that is characterized by improvisations or "gambiarras" that result in artifacts that help in the sale of products and services from street vendors around the world. These occurrences are manifested mainly for the sale of drinks, food, and accessories, evidencing different forms that these artifacts can present. It is noticed that the street vendor uses specific practices of his experience for such production, in this way, this article seeks to relate these creations with tacit and empirical knowledge, within the functional, material, and social spheres, resulting in a production logic by a non-designer.

Palavras-chave: Vendedor Ambulante; Artefatos; Conhecimento Tácito.,

Palavras-chave: Street Vendors; Artfacts; Tacit Knowledge.,

DOI: 10.5151/ped2022-8291365

Referências bibliográficas
  • [1] ALFERS, Laura. Saúde e segurança ocupacional para comerciantes e vendedores ambulantes em Acra e Takoradi, Gana. 2009.
  • [2] ANDRADE, Erika Ribeiro de. Defesa de Inclusão do Design de Base Popular como Conteúdo de Disciplinas dos Cursos de Graduação em Design. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 5., 2009, Bauru. Bauru: Ciped, 2009. 6 p.
  • [3] BOFYLATOS, Spyros; SPYROU, Thomas. Meaning, knowledge and artifacts, giving a voice to tacit knowledge. The Design Journal, v. 20, n. sup1, p. S4422-S4433, 2017.
  • [4] BOUFLEUR, Rodrigo Naumann. A Questão Da Gambiarra: Formas Alternativas de Desenvolver Artefatos e Suas Relações Com o Design de Produtos. 2006. Dissertação, Programa de Pós-‐graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • [5] CACCIAMALI, Maria Cristina. A economia informal 20 anos depois. Indicadores Econômicos FEE, v. 21, n. 4, p. 217-232, 1994.
  • [6] CLEPS, Geisa Daise Gumiero. Comércio informal e a produção do espaço urbano em Uberlândia (MG). Sociedade & Natureza, v. 21, n. 3, p. 327-339, 2009.
  • [7] COPRUCHINSKI, Lélia. A arte de desenhar joias. Curitiba, PR: Edição do autor, 2011.
  • [8] CORRÊA, Pamela Cordeiro Marques. Desobediência tecnológica e gambiarra: o design espontâneo periférico como caminho para outros futuros. 2019. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Design), Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
  • [9] GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017.
  • [10] IBARRA, Maria Cristina. O DESIGN POR NÃO-DESIGNERS (DND): as ruas de Belo Horizonte como inspiração para o design. 2014. Dissertação de mestrado). Pós-Graduação em Design da Universidade Estadual de Minas Gerais–UEMG. Belo Horizonte.
  • [11] LIN, Shen. " We work like ants... we avoid being troublemaker": An exploratory inquiry on resilience of Chinese street vendors in the urban village. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 38, n. 11-12, p. 1024-1040, 2018.
  • [12] LEMOS, Bernardo; JOIA, Luiz Antonio. Relevant factors for tacit knowledge transfer within organizations: an exploratory study. Gestão & Produção, v. 19, n. 2, p. 233-246, 20
  • [13] MACEDO, Y. Design de Base Popular: o caso do trabalho de vendedores ambulantes; foco na função prática. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Maranhão, Maranhão. São Luís, p. 157. 2020
  • [14] MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. Tradução Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.
  • [15] NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
  • [16] PAPANEK, Victor; FULLER, R. Buckminster. Design for the real world. London: Thames and Hudson, 1972.
  • [17] RIUL, Marília et al. Design espontâneo e Hibridismos: Artefatos da cidade e artefatos do interior. Estudos em Design, v. 23, n. 2, p. 59-74, 2015.
  • [18] SANTOS, Aguinaldo. Seleção do Método de Pesquisa: Guia para pós-graduando em design e áreas afins. Curitiba: Insight Editora, 20
  • [19] SANTOS, Breno; MELO, Marina. Debates sobre a centralidade do trabalho e a participação na informalidade. International Journal on Working Conditions, v. 1, p. 25-44, 2011.
  • [20] SINGER, Paul. O trabalho informal e a luta da classe operária. In: MAPA DO TRABALHO INFORMAL: Perfil socioeconômico dos trabalhadores informais na cidade de São Paulo. Kjeld Jakobsen; Renato Martins; Osmir Dombrowski (orgs). Sao Paulo, SP: Fundação Perseu Abramo, 2000.
  • [21] TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Criação e dialética do conhecimento. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, v. 319, 2008.
  • [22] TRUONG, V. Dao. Tourism, poverty alleviation, and the informal economy: the street vendors of Hanoi, Vietnam. Tourism Recreation Research, v. 43, n. 1, p. 52-67, 2018.
  • [23] VALESE, A. Design vernacular urbano: a produção de artefatos populares em São Paulo como estratégia de comunicação e inserção social. 2007. 107f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Design e semiótica), São Paulo, Brasil.
  • [24] YATMO, Yandi Andri. Street vendors as ‘out of place’urban elements. Journal of Urban Design, v. 13, n. 3, p. 387-402, 2008.
  • [25] Zingale, S., Domingues, F., (2015). The Consequences of Things The Semiotics and the Pragmatistic Route to Designing. The Value of Design Research, Proceedings of the 11th International Conference of the European Academy of Design, Paris Descartes University, Institute of Psychology, Boulogne Billancourt, France, 22-24 April 2015.
Como citar:

LIMA, André Luís de Oliveira; DINIZ, Raimundo Lopes; OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro; "Conhecimentos tácito e empírico como tomada de decisão e a relação com o trabalho do vendedor ambulante", p. 4777-4791 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8291365

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações