setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

CONHECIMENTO COMO FONTE DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

TELES DOS SANTOS, M; VIANNA JR., A. S; , ;

Pôster:

O conhecimento é a base fundamental para a inovação tecnológica, o desenvolvimento econômico e o progresso social. Neste trabalho, identificamos a citação e discussão desta base nos contextos de gestão e do ensino, como CDIO (ConceivingDesigning-Implementing-Operating). A conclusão é que, apesar da crescente procura de alunos e professores por novas habilidades (empreendedorismo, comunicação, marketing dentre outras), são as disciplinas fundamentais que desenvolvem nos alunos as habilidades numéricas e analíticas que tornam o profissional de engenharia química um agente de inovação tecnológica e devem ser o ponto primordial de um projeto pedagógico consistente em Engenharia Química.

Pôster:

Palavras-chave: FONTE,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1065

Referências bibliográficas
  • [1] CNI, Recomendações para o Fortalecimento e Modernização do Ensino de Engenharia no
  • [2] Brasil. Confederação Nacional da Indústria (CNI). Brasília, 2018.
  • [3] CRAWLEY E, MALMQVIST J, OSTLUND S, BRODEUR D, Rethinking Engineering
  • [4] Education. The CDIO Approach. Springer, 2007.
  • [5] DRUCKER PF, WILSON G, The essential drucker. Vol. 81. Oxford: Butterworth-Heinemann,
  • [6] 2001.
  • [7] FLEURY MTL, FLEURY A, Construindo o conceito de competência, Rev. adm. contemp., v.
  • [8] 5, p. 183-196, 2001.
  • [9] OECD (2002), Frascati Manual 2002: Proposed Standard Practice for Surveys on Research
  • [10] and Experimental Development, The Measurement of Scientific and Technological
  • [11] Activities, OECD Publishing, Paris, http://dx.doi.org/10.1787/9789264199040-en.
  • [12] https://coaching.com.br/diferenca-entre-competencia-e-habilidade/. Acessado em 31 de março
  • [13] de 2018.
  • [14] https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp.
  • [15] Acessado em 31 de março de 2018.
  • [16] VEIGA IPA, Projeto político-pedagógico da escola, Papirus Editora, 2015.
Como citar:

TELES DOS SANTOS, M; VIANNA JR., A. S; , ; "CONHECIMENTO COMO FONTE DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA", p. 4035-4038 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1065

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações