Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Congresso P&D Design 2018, Eixo 2: o ensino do design e o design no ensino

P&D Design Congress 2018, Axis 2: teaching design and design in teaching

FARBIARZ, Jackeline ; VARGENS, Daniel ; COUTO, Rita ; BETTS, Barbara ;

Artigo:

Este artigo busca apresentar os trabalhos sobre Design e Ensino-aprendizagem do Congresso P&D Design 2018, e seus 3 subeixos: “Abordagens pedagógicas”, “Inovação e contextos educacionais” e “Abordagens tecnológicas”. Do que estamos falando quando nos referimos às pesquisas em Design e Ensino-aprendizagem no Brasil? Essa pergunta será o fio condutor do trabalho. Para tanto, será feita uma articulação com seis abordagens teóricas que fundamentam e contextualizam o campo do design na atualidade: a filosofia do ato responsável; a questão da interdisciplinaridade; a importância da experiência; a filosofia da linguagem; a questão da alteridade e a prática da ludicidade. Objetivando responder à questão formulada, esta articulação será materializada através de 3 recortes: um artigo selecionado em cada subeixo, para dar ao leitor um panorama das questões que instigam e impulsionam as pesquisas em Design em torno do ensino-aprendizagem no Brasil.

Artigo:

This article presents an overview on the works edited under Design and Teaching-Learning axis from the 2018 P&D Design Congress, and its 3 sub-axes: Pedagogical approaches; Innovation and educational contexts; Technological approaches. What are we talking about when we refer to research in Design and Teaching-Learning in Brazil? This question will be the guiding principle of this work. Therefore, an articulation will be made with six theoretical approaches that support and contextualize the field of Design today: the philosophy of responsible act; the issue of interdisciplinarity; the importance of experience; the philosophy of language; the issue of alterity and the ludic behavior. Aiming to respond to the question, this articulation will be materialized through 3 clippings: one selected article in each sub-axis, giving the reader an overview of the issues that instigate and drive research in Design around teaching and learning in Brazil.

Palavras-chave: design e educação; ensino-aprendizagem; TICs.,

Palavras-chave: design and education; teaching and learning; ICTs.,

DOI: 10.5151/ped2022-5937965

Referências bibliográficas
  • [1] BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza da edição americana Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press,1993. (tradução destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico).
  • [2] BOECHAT, C.; MONT’ALVÃO, C. Refletindo sobre o futuro da aprendizagem através da abordagem do design. Anais do Congresso P&D Design 2018, disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/ped2018-314/list#articles. Acesso em: 15/06/2021.
  • [3] BOMFIM, Gustavo. Coordenadas cronológicas e cosmológicas como espaço das transformações formais. In: COUTO, Rita Maria de Souza; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. (org). Formas do Design – por uma metodologia interdisciplinar. 2 ed. Rio de Janeiro: 2AB & PUC-Rio, 2014. P. 13-27.
  • [4] COUTO, Rita. Reflexões sobre a questão da interdisciplinaridade. In: COUTO, Rita Maria de Souza; OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. (org). Formas do Design – por uma metodologia interdisciplinar. 2 ed. Rio de Janeiro: 2AB & PUC-Rio, 201 P. 85-102.
  • [5] FARBIARZ, J. L.; RIPPER, J. L. Design em Parceria: visitando a metodologia sob a perspectiva do Laboratório de Investigação em Living Design da PUC-Rio. In: Luiz Antonio L. Coelho; Denise Westin. (Org.). Estudo e Prática em Metodologia em Design nos cursos de pós-graduação. Teresópolis: Novas Ideias, 2011. P. 186-213.
  • [6] FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
  • [7] MORAES, M.; BONIFÁCIO, B.; HEEMANN, A.; CALOMENO, C. A Colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica. Anais do Congresso P&D Design 2018, disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/ped2018- 314/list#articles. Acesso em: 21/06/2021.
  • [8] MORAES, M.; OLIVEIRA, A. Crowdsourcing e suas Práticas Colaborativas: Novas Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem do Design. Anais do Congresso P&D Design 2018, disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/ped2018-314/ list#articles. Acesso em: 21/06/2021.
  • [9] PINE, B. J.; GILMORE, J. H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, Julho-Agosto de 1998. Disponível em: https://hbr.org/1998/07/welcome-to-theexperience- economy. Acesso em: 28/06/2021.
  • [10] Pesquisas em sites
  • [11] Anais do Congresso P&D Design 2018, disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/ped2018-314/list#articles. Acesso em: 28/06/2021.
  • [12] Educar para a sustentabilidade, evento online realizado por CEBRI e FBDS em 02/12/2021, com Claudia Costin e especialistas em educação, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_fml1aJfc0o. Acesso em: 21/06/2021.
  • [13] FLUSSER, V. Diagnóstico e prognóstico. 1998, disponível em https://www.cidadefutura.com.br/wp-content/uploads/FLUSSER-Vil%C3%A9m.-Fenomenologia-do-brasileiro.-UERJ1998.pdf
  • [14] Correspondências
  • [15] FARBIARZ, J. L. Para uma filosofia do ato responsável, reflexões a partir do Círculo de Bakhtin. Rio de Janeiro, 39 p. [Aula apresentada na disciplina online “Fundamentos e contextualização do Design” do PPGDesign da PUC-Rio com apoio de slides]. Material postado no Google Classroom 8 mar, 2021.
  • [16] PEDROSO, A. Arte, ciência e tecnologia: premissa, proeza e promessa de um “novo renascimento”. Rio de Janeiro, 37 p. [Aula apresentada na disciplina online “Fundamentos e contextualização do Design” do PPGDesign da PUC-Rio com apoio de slides]. Material postado no Google Classroom 5 abr, 2021.
Como citar:

FARBIARZ, Jackeline; VARGENS, Daniel; COUTO, Rita; BETTS, Barbara; "Congresso P&D Design 2018, Eixo 2: o ensino do design e o design no ensino", p. 3150-3165 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5937965

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações