Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Confluências do Design-Terapia Ocupacional: uma metodologia com foco na Doença de Alzheimer - CIDI 2017 e 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação - CONGIC 2017

Aride , Aline de Souza ; Couto, Rita Maria de Souza ;

Artigo completo:

A Doença de Alzheimer é um tema que desperta enormeatenção da saúde pública, mas ainda encontra poucos estímulos de designersbrasileiros no tocante à pesquisa científica. A ausência de investigações queorganizem as informações interdisciplinares complexas, provenientes doentrelaçamento dos campos do Design e da Medicina, ainda fortalece as lacunasacadêmicas e dificulta a visualização das possibilidades projetuais. Diantedesse panorama, o presente artigo pautou-se na utilização do Design deInformação como ferramenta de organização dos dados metodológicos do DesignGráfico e da Terapia Ocupacional, com o fito de propor uma metodologiaaplicável em projetos com foco na Doença de Alzheimer. A proposta, concebida apartir de uma revisão bibliográfica, apresenta possíveis diretrizes projetuais,adaptáveis a pesquisas envolvendo patologias mais severas, com contribuiçõespráticas e intelectuais para todas as áreas envolvidas.  

Artigo completo:

Palavras-chave: Metodologia, interdisciplinaridade, terapia ocupacional, doença de alzheimer,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-078

Referências bibliográficas
  • [1] BRANCO, Rita Maldonado. Can Communication Design add value to the context of Alzheimer’s disease? MA Communciation Design Central Saint Martins. Londres, 2012. CAMARA, Vilma Duarte et al. Reabilitação Cognitiva das Demências. Revista Brasileira de Neurologia, v.45, n.1, jan-mar, 2009. CUNHA, Fabiana et al. Abordagem funcional e centrada no cliente na reabilitação de idoso com demência de Alzheimer avançada – relato de caso. Revista Terapia Ocupacional.
Como citar:

Aride , Aline de Souza; Couto, Rita Maria de Souza; "Confluências do Design-Terapia Ocupacional: uma metodologia com foco na Doença de Alzheimer - CIDI 2017 e 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação - CONGIC 2017", p. 825-835 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-078

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações