Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Confecção de livro pop-up sobre sustentabilidade para crianças

Making a pop-up book on sustainability for children

Aguiar, Rodrigo Silva ; Oliveira, Jose Mario Freitas ; Andrade, Leanjoelson Souza ; Bezerra, Helton De Jesus Costa Leite ;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo o desenvolvimento de um livro pop-up que ensine de maneira educativa, leve e divertida sobre os cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade sendo desenvolvido para uma escola que ensina crianças de 4 e 5 anos, o objetivo é aplicar o material na sala aula pois a escola entende a importância da Educação Ambiental - EA com o propósito de conscientizar os alunos a compreender e se preocupar em preservar o meio ambiente para isso, é necessário ensinar e orientar com novos comportamentos e hábitos pró-ambientais por estarem em processo de aprendizado.

Artigo:

This article aims to develop a pop-up book that teaches in an educational, light and fun way about care for the environment and sustainability, being developed for a school that teaches children aged 4 and 5, the objective is to apply the material in the classroom because the school understands the importance of Environmental Education - EE with the purpose of making students aware of understanding and caring about preserving the environment for this, it is necessary to teach and guide with new behaviors and pro-environmental habits because they are in the learning process..

Palavras-chave: Sustentabilidade; Público Infantil; Editoração; Livro Pop-Up,

Palavras-chave: Sustainability; Children's Audience; Publishing; Pop-Up Book,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-3

Referências bibliográficas
  • [1] "ALVES, D. A.; SIMEÃO, E. M. S.; RAMOS, M. L. Educação Ambiental na educação infantil: como e porque sua abordagem com crianças nessa faixa escolar. Colloquium Humanarum, v. 13, n. Especial, jul./dez, p. 262-267, 2016.
  • [2] ASSAD, Daiadara A. F. Pop-up-pédia: um livro pop-up sobre pop-up. 2018. 73 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação) – Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
  • [3] BIRMINGHAM, Duncan. Pop-Up!: A Manual of Paper Mechanisms. St Albans: Tarquin Publications, 2006.
  • [4] CARRALÓN, Gema H. Antes del Pop-up: libros móviles antiguos em la BNE. Catálogo de exposição. Madri: Biblioteca Nacional de España, 2016. Disponível em: . Acesso: 28 mar. 2022.
  • [5] GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A.M. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, v.13, n.5, p.3881-3906, dez. 2014.
  • [6] HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2010.
  • [7] HINER, Mark. Paper Engineering: for pop-up books and cards. Parkwest Pubns, 2006.
  • [8] LEITÃO, Catarina. A saltar do livro: livros pop-up. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, 2016. Disponível em: . Acesso: 28 mar. 2022.
  • [9] MANZINI, E.; VEZOLLI, C. O Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Tradução: Astrid de Carvalho. São Paulo: Edusp Editora, 2005.
  • [10] MARTINS e MERINO; A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
  • [11] MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things. 2002, New York: North Point Press.
  • [12] MEURER, M. V.; GONÇALVES, B. S. Modelo de apoio à seleção tipográfica no contexto do design editorial. Design e Tecnologia, v. 9, n. 19, p. 66-76, 30 dez. 2019.
  • [13] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [14] PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco-Design e Design Sustentável. I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. Anais... Curitiba, 2007.
  • [15] PELACHAUD, Gaëlle. Livrés Animés: du papier au numérique. Paris: L’Harmattan, 2010.
  • [16] PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F. Alguns pressupostos da educação ambiental. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus Editora, 2000.
  • [17] ______. Pop-up design and paper mechanics: How to make folding paper sculpture. Lewes: Guild of Master Craftsman Publications, 2010.
  • [18] REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
  • [19] SILVA, M. N. A Educação Ambiental na sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar. Portal de e - governo, inclusão digital e sociedade do conhecimento, 2012. Disponível em: . Acesso: 28 mar. 2022.
  • [20] VAN DYK, Stephen. Paper Engineering: Fold, Pull, Pop & Turn. Smithstonian Institution Libraries,
  • [21] 2010. Disponível em: . Acesso: 28 mar. 2022."
Como citar:

Aguiar, Rodrigo Silva; Oliveira, Jose Mario Freitas; Andrade, Leanjoelson Souza; Bezerra, Helton De Jesus Costa Leite; "Confecção de livro pop-up sobre sustentabilidade para crianças", p. 62-72 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações