Artigo - Open Access.

Idioma principal

Concreto com adição de borracha de pneu

Batista, Daniela Oliveira de Castro ; Santos, Lucicledja Soares dos ; Wagner, Roberta Afonso Vinhal ;

Artigo:

A construção civil é responsável por grande parte do lixo gerado nos centros urbanos. As pesquisas que visam o reaproveitamento de materiais, não somente os gerados pela construção civil, são muito importantes além de serem em benefício da sociedade fazem parte de uma conscientização que todos devem ter a respeito da sustentabilidade. O pneu gera grandes problemas ao meio ambiente devido a dificuldade de seu descarte. De acordo com o instituto Akatu, um pneu leva 600 anos para se decompor. Em aterros eles costumam ficar dispostos, proporcionando assim a propagação de doenças. Diante da necessidade de reaproveitamento desse material, várias novas formas de utilização do mesmo já foram criadas e vários outros projetos de pesquisa estão em andamento. Ele já está sendo utilizado em calçadas, na pavimentação flexível, na fabricação de calçados, em contenções de talude como sapatas, no artesanato e até como objeto de decoração, dentre outros. Para seu uso em concreto, deve ser feita a separação do aço, do nylon e da borracha, que é o que iremos utilizar. Vamos substituir uma parte do agregado miúdo pela borracha triturada e vamos analisando qual a melhor porcentagem de substituição de agregado miúdo pela borracha atingirá ou ficará mais próximo do resultado esperado. Esperamos que este concreto sustentável seja utilizado em locais que não necessitem de uma resistência a compressão muito alta como calçadas e ciclovias.A metodologia utilizada será o levantamento e descrição das tarefas e suas operações, designação das tarefas de cada um do grupo, leitura de livros e artigos publicados na internet, revistas sobre o assuntos que envolvam o tema, análise dos resultados obtidos através dos corpos de prova.A reciclagem de pneus é uma forma de colaborar com o meio ambiente, e, é nosso dever tanto como profissionais como cidadãos propor soluções de reaproveitamento do lixo gerado. O objetivo deste trabalho é desenvolver um traço de concreto inserindo o pneu como parte do agregado miúdo, e conseguindo atingir resistência à compressão e melhorar suas características como proporcionar conforto de seu usuário, como por exemplo a absorção de parte do impacto ao caminhar sobre o mesmo.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-013

Referências bibliográficas
  • [1] SILVA, Marina. Os pneus são um grave problema ambiental mundial. Disponível em: http://www.eco2com.br/textos/textos.asp?ID=1407. Acesso em: set. 2014.
  • [2] SANTOS, Altair. Pneu inservível viabiliza concreto sustentável, 2013. Disponível em: http://www.cimentoitambe.com.br/pneu-inservivel-viabiliza-concreto-sustentavel/. Acesso em: set. 2014.
  • [3] PETRUCCI, E.G.R. Concreto de Cimento Portland; Editora Globo, Porto Alegre, 10a ed.,1983
  • [4] METHA, P.K. e Monteiro, P.J.M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. Editora Pini Ltda, São Paulo, 1a ed., 199
  • [5] SEGRE, N. C. Reutilização de borracha de pneus usados como adição em pasta de cimento, Tese de Doutorado Universidade Estadual de Campinas Instituto de Química, agosto/1999
Como citar:

Batista, Daniela Oliveira de Castro; Santos, Lucicledja Soares dos; Wagner, Roberta Afonso Vinhal; "Concreto com adição de borracha de pneu", p. 27-28 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-013

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações