Agosto 2018 vol. 5 num. 1 - IX Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Concepções alternativas da temática de Terra como Corpo Cósmico de alunos em uma escola de educação profissional

Nascimento, J. O. do ; Neide, I. G. ; Gonzatti, S. E. M. ; Perreira, H. B. B. ; Moret, M. A. ;

Artigo:

Para investigar as concepções dos discentes em uma escola de Educação Profissional, quanto aos subsunçores necessários para as abordagens dos fenômenos astronômicos, foi elaborado primeiramente um instrumento de coleta de dados, um pré-teste semiestruturado. As respostas dos alunos foram categorizadas conforme os níveis apresentados no teste desde as ingênuas e não coerentes (conforme os atuais modelos científicos), até respostas cientificamente aceitas como corretas ou próximas delas.
Diante dos resultados iniciais foi construída e apresentada uma proposta didática utilizando simulação e modelagem computacional em aulas com intervenções psicopedagógicas com o intuito de verificar indícios de aprendizagem significativa, conforme a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), durante todo o processo de investigação (não investigado nesta pesquisa). Sendo assim, verificouse que, poucos alunos dispunham de algum conhecimento prévio necessário para a aprendizagem dos
fenômenos astronômicos. Ao fim, concluímos que a maioria dos discentes não apresentaram indícios de aprendizagem significativa em relação aos conhecimentos prévios necessários ao aprendizado de fenômenos astronômico.

Artigo:

Palavras-chave: Fenômenos Astronômicos, Terra como corpo cósmico, Ensino de Física,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ecfa2018-02

Referências bibliográficas
  • [1] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G. ; GONZATTI, S. E. M. Objetos de Aprendizagem e o Microsoft Excel como ferramentas auxiliares no Ensino de Física. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 13, p. 124-138, 2016. [2] MOREIRA, Marco Antônio. O que é, afinal, aprendizagem significativa. Material de apoio aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. UFMG, Cuiabá, MT, 2010. Disponível em . Acesso em: 19 mar. 2014. [3] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G. ; GONZATTI, S. E. M. Modelagem e simulação computacional no ensino de Física: Uma proposta de estudo de caso com o PROEJA. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia/MG. Anais do XXI SNEF, 2015. v. p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2015 [4] MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. I Encontro Regional de Aprendizagem Significativa I ERAS NORTE. UEPA, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. de 2014 [5] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A. A modelagem e a simulação computacional como ferramentas tecnológicas no ensino de física. Revista signos, v. 38, p. 62-82, 2017. [6] BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Formação Inicial e Continuada/Ensino Médio. Documento Base, 2007. [7] NUSSBAUM, Joseph; NOVAK, Joseph D. An assessment of children's concepts of the earth utilizing structured interviews. Science Education, v. 60, n. 4, p. 535-550, 1976. [8] NARDI, R.; CARVALHO, A. M. P. Um Estudo sobre a Evolução das Noções de Estudantes sobre Espaço, Forma e Força Gravitacional do Planeta Terra. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 132-144, ago. 1996. [9] BAXTER, J. Children’s Understanding of Familiar Astronomical Events. International Journal of Science Education, London, v. 11, n. 5, p. 502-513, 1989. Special issue. [10] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A.; Um modelo computacional para auxiliar o ensino da temática de Terra como corpo cósmico, p. 128-133 . In: . São Paulo: Blucher, 2017. ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-29 [11] SELLES, S. E. e FERREIRA, M. S. Influências históricoculturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, v.10, n.1, p.101- 110, 2004. [12] KEPLER, S. O.; SARAIVA, M. F. O. Oliveira. Astronomia & Astrofísica. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. v. 780p.
Como citar:

Nascimento, J. O. do; Neide, I. G.; Gonzatti, S. E. M.; Perreira, H. B. B.; Moret, M. A.; "Concepções alternativas da temática de Terra como Corpo Cósmico de alunos em uma escola de educação profissional", p. 7-11 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2018-02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações