Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CONCEITOS ATUAIS E ESTRATÉGIAS PROJETUAIS: COMO ATUAR PARA CRIAR ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PARA CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA?

CURRENT CONCEPTS AND DESIGN STRATEGIES: HOW TO OPERATE TO CREATE INCLUSIVE EDUCATIONAL SPACES FOR CHILDREN ON THE AUTISTIC SPECTRUM?

Ávila, Gabriela Ferreira ; Guimarães, Danielle Costa ;

Artigo:

Projetos e construções de espaços que incluam indivíduos com deficiência não visíveis ainda são raros, sobretudo para aqueles no espectro autista. Com o fim de reunir elementos que contribuam na elaboração de projetos mais inclusivos, o ensaio oferece uma revisão bibliográfica que discute conceitos atuais sobre acessibilidade, inclusão e reúne atributos espaciais que podem ser incorporados para o projeto do espaço educacional acessível para crianças no espectro autista. Como técnicas foram adotados o levantamento bibliográfico, sistematização da literatura com estratégias projetuais arquitetônicas para este tipo de espaço e estudos recentes de alternativas de acessibilidade que extrapolem as previstas pela norma.

Artigo:

Projects and spaces constructions that include individuals with non-visible disabilities are still rare, especially for those on the autistic spectrum. In order to gather elements that contribute to the elaboration of more inclusive projects, the essay offers a bibliographic review that discusses current concepts about accessibility, inclusion and brings together spatial attributes that can be incorporated into the project of an accessible educational space for children with ASD. As research techniques, the bibliographic survey, systematization of the literature that had architectural design strategies for this type of space and recent studies of accessibility alternatives that extrapolate those foreseen by the norm were adopted.

Palavras-chave: Acessibilidade; Inclusão escolar; Transtorno do Espectro do Autismo,

Palavras-chave: Accessibility; School inclusion; Autism Spectrum Disorder,

DOI: 10.5151/eneac2022-034

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, L. A. Pensar a Diferença/Deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para
  • [2] Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 2001. 91 p.
  • [3] ALBUQUERQUE, Sheila R. de et al. Uma Revisão Sistemática sobre as contribuições do
  • [4] Design no Ambiente Construído para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA),
  • [5] p. 23-41. In: 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces
  • [6] Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de
  • [7] Interfaces e Interação Humano-Computador. Anais eletrônicos... São Paulo: Blucher, 2019.
  • [8] AHRENTZEN, Sherry; STEELE, Kimberly. Advancing Full Spectrum Housing: Designing
  • [9] for Adults with Autism Spectrum Disorders. Tempe: Arizona Board of Regents, 200 57 p.
  • [10] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050/2020:
  • [11] Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro,
  • [12] 2020. BRASIL.
  • [13] BEAVER, Christopher. Designing Environments for Children and Adults with ASD. 2nd
  • [14] World Autism Conference, Cidade do Cabo, África do Sul, 2006.
  • [15] BONFIM, Symone M. (Org.). Legislação sobre pessoa com deficiência: Edição atualizada
  • [16] até 30/07/2020. 9 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2020.
  • [17] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos PolíticoLegais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de
  • [18] Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. 73 p. Disponível em:
  • [19] http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6726-
  • [20] marcos-politicos-legais&Itemid=30192. Acesso em: 24 maio 2021.
  • [21] BRASIL. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com
  • [22] Aprendizado ao Longo da Vida. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação.
  • [23] Brasília; MEC. SEMESP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf.
  • [24] Acesso em: 24 abr. 2021.
  • [25] CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Mobilidade. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia
  • [26] Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 427-
  • [27] 434.
  • [28] CRUZ, Débora R.; ABDALLA, José Gustavo F.; ANTUNES, Katiuscia Cristina V. Deficiência
  • [29] intelectual e autismo: critérios para uma observação da arquitetura escolar. In: IV Simpósio
  • [30] Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP). Anais [...]. Viçosa:
  • [31] Universidade Federal de Viçosa, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18540/2176-
  • [32] 4549.6062. Acesso em 11 jun. 2021.
  • [33] DEKKER, Martijn. On our own terms: emerging autistic culture. In: Conferencia en línea,
  • [34] 1999. Disponível em: http://autisticculture.com/index.php?page=articles. Acesso em 18 jun.
  • [35] 2022.
  • [36] DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; COHEN, Regina. ACESSIBILIDADE EMOCIONAL.
  • [37] In: ENEAC 2018 (VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído/VIII
  • [38] Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral). São Paulo: Blucher, 2018, p. 6-10. Palestra.
  • [39] Disponível em: 10.5151/eneac2018-duarte. Acesso em: 24 abr. 2021.
  • [40] DUTRA, Micaela S. J. A importância do espaço físico para crianças com transtorno do
  • [41] espectro do autismo (TEA): proposta de intervenção em uma sala de recursos
  • [42] multifuncionais. 2021. 82 p. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto
  • [43] Federal do Espírito Santo, Colatina, 2021. Disponível em:
  • [44] https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1058. Acesso em: 19 jun. 2021.
  • [45] FLORIAN, Lani. On the necessary co-existence of special and inclusive education.
  • [46] International Journal of Inclusive Education, v. 23, n. 7-8, p. 691-704, 2019. Disponível
  • [47] em: https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1622801. Acesso em: 18 maio 2021.
  • [48] FREITAS, Ana Beatriz Machado de. Da concepção de deficiência ao enfoque da
  • [49] neurodiversidade. Revista Científica de Educação, v. 1, n. 1, p. 86-97, 2016. Disponível
  • [50] em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/10/7. Acesso em 2 abr.
  • [51] 2021.
  • [52] GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléia M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva:
  • [53] uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial
  • [54] Brasileira. Revista Inclusão, MEC/ SEESP, n. 1, 2005. Disponível em:
  • [55] http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 20 maio
  • [56] 2021.
  • [57] HENRY, Christopher N. Designing for Autism, the Neuro-Typical Approach, ArchDaily, 3
  • [58] nov. 2011. Disponível em: http://www.archdaily.com/181402/designing-for-autism-the-neurotypicalapproach/#_edn3. Acesso em: 4 jun. 2022.
  • [59] HORNBY, Garry. Inclusive special education: development of a new theory for the education
  • [60] of children with special educational needs and disabilities. British Journal of Special
  • [61] Education, v.3, p. 234-256, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1467-
  • [62] 8578.12101. Acesso em 5 maio 2021.
  • [63] HUMPHREYS, S. Architecture and Autism. UDDA, Hasselt,3 out. 2008.
  • [64] KHARE, Rachna; MULLICK, Abir. Designing Inclusive Educational Spaces with Reference to
  • [65] Autism. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting, v.
  • [66] 53 (8), p. 517–520, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/154193120905300807.
  • [67] Acesso em 18 jun. 2022.
  • [68] KOWALTOWSKI, Dóris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São
  • [69] Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • [70] LEESTMA, David. DESIGNING FOR THE SPECTRUM: An Educational Model for the
  • [71] Autistic User. 2015. 154 p. Tese (Masters of Architecture) — Faculty of the Graduate School
  • [72] of the University of Maryland, College Park, 2015.
  • [73] MANTOAN, Maria Teresa E. Inclusão: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo:
  • [74] Moderna, 2003. Disponível em:
  • [75] https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMariaTeresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso em: 3 maio 2021.
  • [76] MARION, Michael. Bringing The World to the Classroom. EP Magazine, p. 32-35, abr. 2006.
  • [77] MATTOS, Sandra M. do N. A afetividade como fator de inclusão escolar. TEIAS, Rio de
  • [78] Janeiro, ano 9, nº 18, p. 50-59, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24043/17012. Acesso em: 11 maio
  • [79] 2021.
  • [80] MCALLISTER, Keith; MAGUIRE, Barry. Design considerations for the autism spectrum
  • [81] disorder-friendly Key Stage 1 classroom. Support for Learning, v. 27, n. 3. Disponível em:
  • [82] https://doi.org/10.1111/j.1467-9604.2012.01525.x. Acesso em: 12 jun. 2021.
  • [83] MOSTAFA, M. An architecture for Autism. Archnet-IJAR, v. 2 (1), 2007.
  • [84] MOSTAFA, Magda. An Architecture for Autism: Concepts of Design Intervention for the
  • [85] Autistic User. The International Journal or Architectural Research, v. 2, n. 1, p. 189-211,
  • [86] 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Magda-Mostafa2/publication/26503573_An_An_Architecture_for_Autism_Concepts_of_Design_Intervention
  • [87] _for_the_Autistic_User/links/566c13f308ae1a797e3d4431/An-An-Architecture-for-AutismConcepts-of-Design-Intervention-for-the-Autistic-User.pdf/. Acesso em: 11 jan. 2021.
  • [88] MOSTAFA, Magda. Architecture for autism: Built environment performance in accordance to
  • [89] the autism ASPECTSS™ design index. Design Principles and Practices, v. 8, 2015.
  • [90] MOSTAFA, Magda. Housing Adaptation for Adults with Autistic Spectrum Disorder. Open
  • [91] House International, Gateshead, v. 35, ed. 1, p. 37-48, mar. 2010.
  • [92] ORTEGA, Francisco. O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade. Mana, Rio de
  • [93] Janeiro, v. 14, n. 2, p. 477-509, out. 2008. Disponível em:
  • [94] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
  • [95] 93132008000200008&lng=en&nrm=iso./. Acesso em 14 maio 2021.
  • [96] PAIVA JÚNIOR, Francisco. Nova classificação de doenças, CID-11, unifica Transtorno
  • [97] do Espectro do Autismo: 6A02. Tismoo, 2018. Disponível em: https://tismoo.us. Acesso
  • [98] em: 22 jun. 2021.
  • [99] POMANA, Andrei. Architecture for autism. improving designs for autistic integration. In:
  • [100] International Conference on Architectural Research 2015 (ICAR). Tema: Re[search]
  • [101] through architecture, Bucharest, 2015.
  • [102] PONTE, Aline S.; SILVA, Lucielem C. da. A acessibilidade atitudinal e a percepção das
  • [103] pessoas com e sem deficiência. Cadernos de terapia Ocupacional da UFSCar, São
  • [104] Carlos, v. 23, n. 2, p. 261-271, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/0104-
  • [105] 4931.ctoAO0501. Acesso em: 24 maio 2021.
  • [106] REN, Naixin. Envisioning work: An autism friendly and anxiety free offie. Tese (Master of
  • [107] Design in Interior Studies [Adaptive Reuse] — Department of Interior Architecture) - Rhode
  • [108] Island School of Design, Rhode Island, 2020.
  • [109] RICHER, John M.; NICOLL, Stephen. A playroom for autistic children, and its companion
  • [110] therapy project. The British Journal of Mental Subnormality, v. 17, p. 132-143, 1971.
  • [111] Disponível em: http://dx.doi.org/10.1179/bjms.1971.020. Acesso em 15 jun. 2021.
  • [112] SAIA, Sylvia da S.; NUNES, Ana Lucia; TAVARES, Rosana E. Educação Inclusiva: Entre a
  • [113] História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n.
  • [114] 4. p. 1106-1119, 2015. Disponível em:
  • [115] https://www.scielo.br/j/pcp/a/gtPdzXy4yHrX9Lz9txCtQ7c/abstract/?lang=pt.. Acesso em: 17
  • [116] maio 2021.
  • [117] SASSAKI, Romeu K. Acessibilidade Total na Cultura e no Lazer. In: TAVARES, Liliana
  • [118] Barros (org). Notas Proêmias: Acessibilidade Comunicacional para Produções Culturais.
  • [119] Pernambuco: DVD Acessível, 2013. Disponível em:
  • [120] https://edutec.unesp.br/images/stories/redefor2-ee-ei/1ed-eeei/Ebook/Notas_Proemias/index_textos.html. Acesso em: 11 maio 2021.
  • [121] SASSAKI, Romeu K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista
  • [122] Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano XII, p. 10-16, mar./abr. 2009.
  • [123] Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-
  • [124] _Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 11 maio 2021.
  • [125] SASSAKI, Romeu K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro:
  • [126] WVA,1999.
  • [127] SASSAKI, Romeu K. Revista do Terceiro Setor, 4 jun. 2004.
  • [128] SCOTT, Iain. Designing learning spaces for children on the autism spectrum. Good Autism
  • [129] Practice (GAP), v. 10 (1), p. 36-51, 2009.
  • [130] SERRASQUEIRO, Vania B. Materiais educacionais voltados às crianças com
  • [131] transtornos de Aprendizagem: diretrizes sob a ótica do design gráfico inclusivo. 2018. 145
  • [132] f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.
  • [133] Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/155982. Acesso em 14 maio 2021.
  • [134] SILVA NETO et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação
  • [135] Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar. 2018.
  • [136] SMITH, Dianne. Spatial design as a facilitator for people with less visible impairments.
  • [137] Australasian Medical Journal. v. 13, p. 220-227, 2009. Disponível em:
  • [138] http://dx.doi.org/10.4066/AMJ.2009.123. Acesso em: 17 jun. 2021.
  • [139] STAINBACK. Susan; STAINBACK, William. Inclusão: Um guia para Educadores. Porto
  • [140] Alegre: Artmed, 1999. 456 p.
  • [141] TOLA, Giulia et al. Built Environment Design and People with Autism Spectrum Disorder
  • [142] (ASD): A Scoping Review. Internacional Journal of Environment Research and Public
  • [143] Health, v. 18, n. 6: 3203, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18063203.
  • [144] Acesso em 11 jun. 2021.
  • [145] TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI; Alberto A. e ALVES, João B. da M.. A acessibilidade
  • [146] à informação no espaço digital. Ciência da Informação [online]. 2002, v. 31, n. 3, p. 83-91.
  • [147] Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000300009. Acesso em: 18 jun
  • [148] 2022.
  • [149] VOGEL, Clare. L. Classroom Design for Living and Learning with Autism. Autism
  • [150] Asperger’s Digest, mai./jun. 2008.
  • [151] WHITEHURST, Teresa. The Impact of Building Design on Children with Autistic Spectrum
  • [152] Disorders. Good Autism Practice (GAP), v. 7, n.1, p. 31-42, 2006.
Como citar:

Ávila, Gabriela Ferreira; Guimarães, Danielle Costa; "CONCEITOS ATUAIS E ESTRATÉGIAS PROJETUAIS: COMO ATUAR PARA CRIAR ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PARA CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA?", p. 520-539 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-034

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações