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COMUNIDADES CRIATIVAS PARA IMPULSIONAR A PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA NA CIDADE

Federizzi, Carla Link ;

Artigo:

As cidades estão em constante transformação e crescimento, onde o ritmo de mudanças sociais, tecnológicas e econômicas tem se acelerado pela globalização. Neste contexto, surgem as Comunidades Criativas, que são grupos de pessoas que se reúnem – virtualmente ou fisicamente -­‐ para construir novas soluções para o seu próprio cotidiano, criando formas mais sustentáveis de viver. A partir do estudo de caso sobre o Coletivo Ocupe Andamp; Abrace, uma comunidade criativa atuante na cidade de São Paulo, buscou-­‐ se compreender quais são as dificuldades da participação colaborativa na cidade. Como resultado, foram identificadas barreiras culturais que podem guiar a atuação do designer no âmbito da cidade.

Artigo:

Cities are facing social, technological and economic changes, accelerated by globalization. In this scenario Creative Communities emerge: virtual or physical groups of people that are creating sustainable solutions for their own everyday life. The research includes the case study of Ocupe Andamp; Abrace, a creative community in São Paulo, to understand collaborative approaches in the city. The studies'' purpose was to identify culture barriers that can guide design-­‐oriented projects in the urban context.

Palavras-chave: Comunidades criativas, barreiras culturais, cidades, design, Coletivo Ocupe Andamp; Abrace., Creative communities, culture barriers, cities, design, Collective Ocupe Andamp; Abrace,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00476

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Como citar:

Federizzi, Carla Link; "COMUNIDADES CRIATIVAS PARA IMPULSIONAR A PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA NA CIDADE", p. 2615-2626 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00476

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