Artigo - Open Access.

Idioma principal

COMUNICAÇÃO UBÍQUA E PRODUÇÃO DE PRESENÇA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DA ARTE NA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS

Marinho, Claudia Teixeira ; Cordeiro, Vitor Alencar Araripe ; Passos, Ravi ; Lima, Lara ;

Artigo:

As questões apresentadas neste artigo se fundamentam em discussões realizadas pela equipe de professores e alunos do curso de Design da Universidade Federal do Ceará durante o desenvolvimento de um sistema de comunicação para a cidade de Fortaleza. Conta-se com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais e de redes para a criação de sistemas de comunicação-sinalização, como legado da Copa 2014, a partir do uso dos recursos da realidade aumentada (RA). Tem como propósito explorar – em termos conceituais – uma tensão interpretativa que as tecnologias digitais podem promover nas formas de perceber e vivenciar os espaços urbanos, bem como – em termos de projeto – o desenvolvimento de interfaces gráficas que articulem uma noção de comunicação potencializada pelos mecanismos de trocas promovidos pela computação ubíqua a partir da articulação dos conceitos de estética da comunicação – tendo em vista o conceito de sublime tecnológico – e o pressuposto de uma cultura da presença , para refletir sobre métodos de projeto tendo em vista o pensamento da arte.

Artigo:

Palavras-chave: método, projeto, interface, realidade aumentada.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00941

Referências bibliográficas
  • [1] COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. COSTA, Mario. O sublime tecnológico. São Paulo: Experimento, 1995.
  • [2] FRASCARA, Jorge. Diseño gráfico y comunicacion. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1999 .
  • [3] GUMBRECHT, H.U. Produção de presença. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. HOOBER, S., Andamp; BERKMAN, E. Designing Mobile Interfaces. O’Reilly Media, Inc., California, 2012.
  • [4] KOUNAVIS, C., Andamp; KASIMATI, A., Andamp; ZAMINI, E. Enhancing the Tourism Experience through Mobile Augmented Reality: Challenges and Prospects. Artigo, International Journal of Engineering Business Management, Julho 2012.
  • [5] LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2010.
  • [7] SCHNEIDER, Beat. Design – pesquisa e ciência. In Design uma introdução. São Paulo; Blucher, 2010.
  • [8] TORI, R. Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 6, n. 1, 2009.
Como citar:

Marinho, Claudia Teixeira; Cordeiro, Vitor Alencar Araripe; Passos, Ravi; Lima, Lara; "COMUNICAÇÃO UBÍQUA E PRODUÇÃO DE PRESENÇA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DA ARTE NA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS", p. 125-134 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00941

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações