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Comunicação de informações nutricionais para consumidores: uma análise da campanha The New Nutrition Facts Label

Communicating nutrition information to consumers: an analysis of The New Nutrition Facts Label education campaign

Hammerschmidt, Christopher ; Spinillo, Carla Galvão ; Fadel, Luciane Maria ;

CIDI:

A influência da alimentação inadequada na carga global de doenças realça a importância de estratégias que promovam melhores práticas alimentares. Para isso, esforços das autoridades sanitárias nas esferas de regulação têm se mostrado pertinentes, inclusive no que tange à rotulagem nutricional. Este artigo tem por objetivo interpretar o marketing do design da informação de tabelas nutricionais. Para tanto, fez-se a leitura atenta (close reading) de três vídeos curtos de uma campanha educativa promovida pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos em 2020, para informar a população sobre mudanças na apresentação gráfica das tabelas nutricionais. A lente analítica usada para examinar os vídeos se concentrou nos elementos que definem a construção da narrativa. Assim, avaliou-se como os vídeos buscam comunicar a mensagem central da campanha de maneiras diferentes, explorando funções narrativas como estratégias para se aproximar do público. Os resultados sugerem que as metáforas narrativas funcionam como uma ponte para o usuário reconhecer a importância destas informações.

CIDI:

The influence of inadequate feeding on the global burden of disease stresses the importance of strategies that promote better eating habits. To achieve this goal, health authorities promoted efforts in the regulation sphere that have proven to be relevant, including nutrition labeling. This article aims to interpret the marketing of information design in nutrition facts labels. For this purpose, we carried out a close reading of three short videos which are part of an educational campaign promoted by the United States Food and Drug Administration (FDA) in 2020. This campaign intended to inform the population about changes in the graphic presentation of nutrition facts labels. The analytical lens used to examine the videos focused on elements that define narrative construction. Thus, the study assessed how the videos seek to communicate the campaign central message in different ways, exploring narrative functions as strategies to approach the audience. Results suggest that narrative metaphors work as a bridge for the user to recognize the importance of this information.

Palavras-chave: informação nutricional, tabela nutricional, campanha de comunicação,

Palavras-chave: nutrition information, nutrition facts label, communication campaign,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-73_650427

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Como citar:

Hammerschmidt, Christopher; Spinillo, Carla Galvão; Fadel, Luciane Maria; "Comunicação de informações nutricionais para consumidores: uma análise da campanha The New Nutrition Facts Label", p. 1108-1123 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-73_650427

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