Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

COMPOSITO POLIMÉRICO DE FIBRA DE COCO: ANÁLISE DE TRAÇÃO E MECANISMOS DE FALHA

SANTOS, W. G ; PEREIRA, A. M ; MACHADO, N. T ; CASTRO, D. A. R ; GUERREIRO, L. H. H ;

Pôster:

Os compósitos reforçados com fibras vegetais com matrizes poliméricastem sido uma área atraente para pesquisadores e indústrias, onde atualmente se torna umanecessidade à agregação de valores aos resíduos gerados pela população, criando materiaisalternativos eficientes e de baixo custo, aproveitando os próprios recursos naturais, epreservando o meio ambiente. No presente trabalho, materiais compósitos de matriz poliésterinsaturados reforçados por fibras de coco, dispostas aleatoriamente, foram produzidos, como objetivo de avalia-los quanto ao ensaio de tração e análise de falhas. A matriz de poliésterutilizada foi a ortoftálica pré-acelerada e curada com peróxido de metil-etil-cetona (MEK-P)na proporção em relação à resina de 1% em volume. Os compósitos foram fabricados pormoldagem manual, sem pressão e à temperatura ambiente, posteriormente curada em estufaa 80°C por 48 horas. Os compósitos foram avaliados em ensaio de tração e avaliação dasuperfície fraturada. Para os compósitos, as maiores resistência a tração foram obtidas parafibras tratadas a 0,5% de NaOH e 1% de NaOH. Os mecanismos de falhas presentes nasuperfície de fratura do compósito polimérico com fibra de coco tratada com 1% de NaOHforam o pull out (arrancamento de fibras) e o rompimento das fibras. Sendo predominante orompimento das fibra

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0285

Referências bibliográficas
  • [1] AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS – ASTM – D3039/D3039, 2000 – Standard test method for tensile properties of polymer matrix composite materials. USA. DAMIANI, R. A. Estudo do efeito de parâmetros de processamento por injeção nas propriedades mecânicas do nanocompósito de poliamida/fibra de vidro/motmorilonita. Dissertação (Mestrado Ciência e Engenharia de Materiais). 2013. Criciúma/SC. 2013. RABELLO, M. Aditivação de Polímeros. São Paulo : Artiliber Ed. 2000. RAZERA, I, A, T. Fibras lignocelulósicas como agente de reforço de compósitos de matriz fenólica e lignofenólica. Tese (Doutorado em Ciências (físico-quimica)). Universidade Federal São Carlos, 2006.
Como citar:

SANTOS, W. G; PEREIRA, A. M; MACHADO, N. T; CASTRO, D. A. R; GUERREIRO, L. H. H; "COMPOSITO POLIMÉRICO DE FIBRA DE COCO: ANÁLISE DE TRAÇÃO E MECANISMOS DE FALHA", p. 1053-1056 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0285

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações