Poster - Open Access.

Idioma principal

COMPONENTES DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA IOT NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Almeida, Tatiana Domingues de ; Fettermann, Diego de Castro ;

Poster:

A incorporação de tecnologias denominadas de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é crescente tanto no desenvolvimento de produtos e serviços. Na área de tecnologia, são frequentes os casos de negócios que são criados a partir do desenvolvimento de um produto. Para organizar o desenvolvimento desses novos negócios foram desenvolvidos os Modelos de Negócio (Business Models - BM), que podem ser criados seguindo diversos focos, inclusive o de tecnologias IoT. A utilização deste tipo de tecnologia permite o atendimento de diversas oportunidades de novos produtos, entretanto sua aplicabilidade no desenvolvimento de novas empresas ainda é pouco explorada na literatura. Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a estrutura dos Modelos de Negócios para desenvolvimento de produtos e serviços com tecnologias IoT. Como fonte de dados utilizou-se uma revisão sistemática da literatura na base de dados internacional Science Direct para a busca dos Modelos de Negócios para IoT. A partir da coleta de dados desenvolveu-se uma análise de conteúdo dos Modelos de Negócio para IoT, a fim de identificar as características gerais dos BM para IoT e os componentes mais frequentes utilizados neste tipo de BM. A partir da coleta de dados espera-se desenvolver uma análise de conteúdo dos Modelos de Negócio para IoT, de modo a identificar os principais elementos analisados nos modelos para esse fim. Com os resultados alcançados apresenta-se como contribuição teórica: (i) identificação dos componentes dos Modelos de Negócio para IoT mais frequentes nas propostas, (ii) realização de um compêndio dos Modelos de Negócios direcionados à IoT. Entre as contribuições práticas dos resultados podemos mencionar a criação de base de dados para empresas que desejam empregar novos Modelos de Negócio para desenvolvimento dos seus produtos a partir de tecnologias IoT.

Poster:

Palavras-chave: IoT, Modelos de Negócio, Internet das Coisas, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Inovação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-017

Referências bibliográficas
  • [1] AL-FUQAHA, A. et al. Internet of Things: A Survey on Enabling Technologies, Protocols, and Applications. IEEE Communications Surveys and Tutorials, v. 17, n. 4, p. 2347–2376, 2015.
  • [2] ATIF, Y.; DING, J.; JEUSFELD, M. A. Internet of Things Approach to Cloud-based Smart Car Parking. Procedia Computer Science, v. 98, p. 193–198, 2016.
  • [3] ATZORI, L.; IERA, A.; MORABITO, G. The internet of things: a survey. Computer Networks, v. 54, n. 15, p. 2787–2805, 2010.
  • [4] BAKER, T. et al. An energy-aware service composition algorithm for multiple cloud-based IoT applications. Journal of Network and Computer Applications, 2017.
  • [5] BORGIA, E. The internet of things vision: Key features, applications and open issues. Computer Communications, v. 54, p. 1–31, 2014.
  • [6] CHAN, H. C. Y. Internet of Things Business Models. Journal of Service Science and Management, v. 8, n. August, p. 552–568, 2015.
  • [7] COOPER, R. G.; KLEINSCHMIDT, E. J. New products: What separates winners from losers? The Journal of Product Innovation Management, v. 4, n. 3, p. 169–184, 198
  • [8] DÍAZ-DÍAZ, R.; MUÑOZ, L.; PÉREZ-GONZÁLEZ, D. Business model analysis of public services operating in the smart city ecosystem: The case of SmartSantander. Future Generation Computer Systems, 2017.
  • [9] DIJKMAN, R. M. et al. Business models for the Internet of Things. International Journal of Information Management, v. 35, n. 6, p. 672–678, 2015.
  • [10] FERREIRA, P.; MARTINHO, R.; DOMINGOS, D. Process Invariants: An Approach to Model Expected Exceptions. Procedia Technology, v. 16, p. 824–833, 2014.
  • [11] GLOVA, J.; SABOL, T.; VAJDA, V. Business Models for the Internet of Things Environment. Procedia Economics and Finance, v. 15, p. 1122–1129, 2014.
  • [12] GUBBI, J. et al. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions. Future Generation Computer Systems, v. 29, n. 7, p. 1645–1660, 2013.
  • [13] GUO, L. et al. Investigating e-business models’ value retention for start-ups: The moderating role of venture capital investment intensity. International Journal of Production Economics, v. 186, n. January, p. 33–45, abr. 2017.
  • [14] HASHEM, I. A. T. et al. The role of big data in smart city. International Journal of Information Management, v. 36, n. 5, p. 748–758, 2016.
  • [15] JU, J.; KIM, M.-S.; AHN, J.-H. Prototyping Business Models for IoT Service. Procedia Computer Science, v. 91, p. 882–890, 2016.
  • [16] LI, HUAN; XU, ZHENG-ZHONG. Research on business model of Internet of Things based on MOP. In: International Asia Conference on Industrial Engineering and Management Innovation (IEMI2012) Proceedings. Springer Berlin Heidelberg, p. 1131-1138, 2013.
  • [17] MOURTZIS, D. et al. Cloud-based adaptive process planning considering availability and capabilities of machine tools. Journal of Manufacturing Systems, v. 39, p. 1–8, 2016.
  • [18] NG, I. C. L.; WAKENSHAW, S. Y. L. The Internet-of-Things: Review and research directions. International Journal of Research in Marketing, v. 34, n. 1, p. 3–21, 2017.
  • [19] NORONHA, A. et al. Attaining IoT Value : How To Move from Connecting Things to
  • [20] Capturing Insights Gain an Edge by Taking Analytics to the Edge. Cisco, p. 19, 2014.
  • [21] OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.
  • [22] OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; TUCCI, C. L. Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, v. 15, n. 1, p. 1–43, 2005.
  • [23] PACHECO, F. B.; KLEIN, A. Z.; RIGHI, R. DA R. Modelos de negócio para produtos e serviços baseados em internet das coisas: uma revisão da literatura e oportunidades de pesquisas futuras. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 1, p. 41–51, 2016.
  • [24] PACHECO, F. B.; KLEIN, A. Z.; RIGHI, R. DA R. Modelos de negócio para produtos e serviços baseados em internet das coisas: uma revisão da literatura e oportunidades de pesquisas futuras. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 1, p. 41–51, jan. 2016.
  • [25] PANG, Z. et al. Value-centric design of the internet-of-things solution for food supply chain: Value creation, sensor portfolio and information fusion. Information Systems Frontiers, v. 17, n. 2, p. 289–319, 2015.
  • [26] QIN, Q.; YU, H. Research on the Internet of Things Business Model of Telecom Operators Based on the Value Net. Management & Engineering, v. 21, n. 21, p. 350–354, 2015.
  • [27] SAMANI, A.; GHENNIWA, H. H.; WAHAISHI, A. Privacy in Internet of Things: A Model and Protection Framework. Procedia Computer Science, v. 52, p. 606–613, 2015.
  • [28] SHIH, C.-W.; WANG, C.-H. Integrating wireless sensor networks with statistical quality control to develop a cold chain system in food industries. Computer Standards & Interfaces, v. 45, p. 62–78, mar. 2016.
  • [29] UCKELMANN, D.; HARRISON, M.; MICHAHELLES, F. Architecting the Internet of Things. New York: Springer, 2011.
  • [30] ZENG, X. et al. IOTSim: A simulator for analysing IoT applications. Journal of Systems Architecture, v. 72, p. 93–107, jan. 2017.
  • [31] ZOTT, C.; AMIT, R. Business model design: An activity system perspective. Long Range Planning, v. 43, n. 2–3, p. 216–226, 2010.
Como citar:

Almeida, Tatiana Domingues de; Fettermann, Diego de Castro; "COMPONENTES DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA IOT NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS", p. 161-169 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-017

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações