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O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto

O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto

Gonzáles, Ana Inês; Bortoli, Carlize; Gullo, Jackson da Silva;

Artigo:

O processo de ensino-aprendizagem vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas. A proposta de um ensino pautado na participação ativa dos estudantes objetiva não só a maior autonomia durante a aprendizagem como também no perfil profissional, especialmente na área da saúde. Para tanto, as atividades propostas pelo docente devem ser estrategicamente elaboradas, estimulando a reflexão crítica através de desafios, situações-problema, debates em grupos, de acordo com o tema objetivado. Nas fases iniciais dos cursos da saúde a disciplina de Anatomia Humana é tida como de difícil aprendizagem e representa um desafio aos alunos. O objetivo deste projeto-piloto foi revisar o conteúdo da disciplina de Anatomia Sistêmica por meio de uma maratona composta por atividades de metodologias ativas. Metodologia: Participaram voluntariamente da maratona 100 alunos matriculados na referida disciplina no semestre 2019.1 na Universidade Estácio Santa Catarina campus São José, divididos em 12 grupos. A maratona foi composta por 6 salas temáticas, de acordo com Sistemas Orgânicos agrupados, e em cada sala havia uma proposta de atividade baseada em metodologia ativa, como jogos, cruzadinhas e quebra-cabeça. As equipes passavam nas salas aos pares e somavam pontos para cada atividade realizada, totalizando 3h de atividades. Ao final, a equipe vencedora foi a que obteve maior pontuação total. Foi possível observar, como resultado da proposta, a interação entre os grupos, a diversão e o resgate do conteúdo de forma lúdica e ativa. Os alunos manifestaram-se de forma positiva em relação à atividade proposta.

Artigo:

O processo de ensino-aprendizagem vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas. A proposta de um ensino pautado na participação ativa dos estudantes objetiva não só a maior autonomia durante a aprendizagem como também no perfil profissional, especialmente na área da saúde. Para tanto, as atividades propostas pelo docente devem ser estrategicamente elaboradas, estimulando a reflexão crítica através de desafios, situações-problema, debates em grupos, de acordo com o tema objetivado. Nas fases iniciais dos cursos da saúde a disciplina de Anatomia Humana é tida como de difícil aprendizagem e representa um desafio aos alunos. O objetivo deste projeto-piloto foi revisar o conteúdo da disciplina de Anatomia Sistêmica por meio de uma maratona composta por atividades de metodologias ativas. Metodologia: Participaram voluntariamente da maratona 100 alunos matriculados na referida disciplina no semestre 2019.1 na Universidade Estácio Santa Catarina campus São José, divididos em 12 grupos. A maratona foi composta por 6 salas temáticas, de acordo com Sistemas Orgânicos agrupados, e em cada sala havia uma proposta de atividade baseada em metodologia ativa, como jogos, cruzadinhas e quebra-cabeça. As equipes passavam nas salas aos pares e somavam pontos para cada atividade realizada, totalizando 3h de atividades. Ao final, a equipe vencedora foi a que obteve maior pontuação total. Foi possível observar, como resultado da proposta, a interação entre os grupos, a diversão e o resgate do conteúdo de forma lúdica e ativa. Os alunos manifestaram-se de forma positiva em relação à atividade proposta.

Palavras-chave: metodologia, aprendizagem ativa, ensino, educação superior,

Palavras-chave: metodologia, aprendizagem ativa, ensino, educação superior,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-07

Referências bibliográficas
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Como citar:

Gonzáles, Ana Inês; Bortoli, Carlize; Gullo, Jackson da Silva; "O ensino da anatomia humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto", p. 83-94 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-07

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