Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA ENTRE ÁGUA DE AMBIENTE LÊNTICO E A ÁGUA DE AMBIENTE LÓTICO

Gonçalves, Ketle Figueiredo ; Costa, Rodrigo Otávio Silva ; Pereira, Caio Sá ; Gomes, Marcus Vinicius Macedo ; NEU, Vânia ; Hatani, Fábio Haruki ;

Artigo Completo:

No presente trabalho, objetivou-se analisar de modo físico-químico amostras dos ambientes lêntico e lótico, a fim de quantificar o potencial hidrogeniônico, a condutividade, a turbidez e o oxigênio dissolvido presentes na água. As amostras de água de ambiente lêntico e lótico foram coletadas do lago da Praça Batista Campos (P1) e da Várzea Baixa do Rio Guamá (P2) na Universidade Federal Rural da Amazônia, respectivamente, ambos localizados na cidade de Belém do Pará. Houve a determinação do PH (potencial hidrogeniônico) que é o co-logaritmo da concentração de íons hidrogênio em uma amostra expressada em mol/L, determinação da turbidez em que foi utilizado o método Nefelométrico, um método secundário e indireto, e também houve a determinação do oxigênio dissolvido pelo Método Eletrométrico. A taxa de oxigênio dissolvido no P1 é relativamente alta com relação ao esperado para o ambiente lêntico. Isso pode ser justificado pelo que o lago não está eutrofizado e encontra-se descaracterizado de algas. Além disso, a condutividade do P2 foi abaixo do esperado para um rio banhado por uma bacia, porém isso também pode ser justificado pelo fato da coleta ter sido em profundidade mínima permitida pela Resolução CONAMA 357/2005. O pH, no valor que obtivemos de P2 se encontraria abaixo do mínimo estabelecido. E quanto a turbidez no Ponto P2, o valor encontrado foi dentro dos limites pré-estabelecidos, o que confirma nossa tese. Porém, pelo contrário, esperávamos que no ponto P1 a turbidez fosse resultar em um valor superior ao ponto P2.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Qualidade da água. Ambiente lêntico. Ambiente lótico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-076

Referências bibliográficas
  • [1] BRAZ, V.M.N. Estudo da qualidade da água e abastecimento da Zona Urbana de Belém, (PA). Aplicação e Problemática Existente no Bairro do Jurunas. 1985. 167f. Dissertação de Mestrado - Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1985.
  • [2] BRAZ, Vera Nobre et al. Estudo temporal da qualidade da água do Rio Guamá. Belém/PA. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23. ABES, 2005. p. 1-6.
  • [3] CETESB. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Guia Nacional de Coleta e Preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos.
  • [4] ODUM, E.P. Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 2012
  • [5] LEITE, Mayana Silva Bessa et al . Comparação entre metodologias de amostragem de água para quantificação de variáveis limnológicas em ambiente lótico. Rev. Ambient. Água, Taubaté , v. 12, n. 1, p. 136-145, Feb. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.
  • [6] LIMA, E.B.N. Modelagem integrada para gestão da qualidade da água na Bacia do Rio Cuiabá. 2001,184p. Tese de Doutorado. Curso de Pós Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, 2001.
  • [7] LUZIA, Anna Paula et al. Estrutura organizacional do fitoplâncton nos sistemas lóticos e lênticos da bacia do Tietê-Jacaré (UGRHi-Tietê-Jacaré) em relação à qualidade da água e estado trófico. 2009, 169f. Tese de doutorado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), SP, 2009.
  • [8] MOTA, S. Preservação de recursos hídricos. Rio de Janeiro: ABES, 1995, 200p.
  • [9] SODRÉ, Silvana do Socorro Veloso et al. Hidroquímica dos lagos Bolonha e Água Preta, mananciais de Belém-Pará. 2007. 115p. Dissertação de Mestrado em Ciências Ambientais. Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
  • [10] VASCONCELOS, V. de M. M.; SOUZA, C. F. Caracterização dos parâmetros de qualidade da água do manancial Utinga, Belém, PA, Brasil. Ambi-Agua, Taubaté, v. 6, n. 2, p. 305-324, 2011. (doi:4136/ambiagua.202).
Como citar:

Gonçalves, Ketle Figueiredo; Costa, Rodrigo Otávio Silva; Pereira, Caio Sá; Gomes, Marcus Vinicius Macedo; NEU, Vânia; Hatani, Fábio Haruki; "COMPARAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA ENTRE ÁGUA DE AMBIENTE LÊNTICO E A ÁGUA DE AMBIENTE LÓTICO", p. 759-768 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-076

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações