Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Comparação de fluidos de arrefecimento com diferentes condutividades elétricas para maior segurança e integridade

Comparison of Cooling Fluids with Different Electrical Conductivities for Enhanced Safety and Integrity

BERTO, Paulo Felipe Silva ;

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A gestão térmica é essencial para a adoção em larga escala de veículos eletrificados, garantindo eficiência energética, segurança e durabilidade dos componentes. Em HEVs e BEVs, o sistema de resfriamento é mais complexo que em veículos com motores a combustão, devido à integração de diversos componentes eletrônicos. O fluido de arrefecimento não apenas resfria, mas também gerencia termicamente partes vitais como o pacote de baterias, sem comprometer a segurança elétrica. Atualmente, utilizam-se líquidos à base de água e glicol, mas o avanço de tecnologias como a recarga ultrarrápida exige evolução dos sistemas e fluidos. No resfriamento direto de células de combustível, a condutividade elétrica dos líquidos impõe desafios, demandando novas formulações com aditivos que reduzam essa condutividade sem afetar o desempenho térmico. Além disso, os fluidos devem ajudar a mitigar riscos em curtos-circuitos ou falhas elétricas, especialmente em acidentes que danifiquem baterias ou inversores.

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Thermal management is essential for the large-scale adoption of electrified vehicles, ensuring energy efficiency, safety, and component durability. In HEVs and BEVs, the cooling system is more complex than in internal combustion engine (ICE) vehicles due to the integration of various electronic components. The coolant not only cools but also efficiently manages the thermal load of critical powertrain parts, such as the battery pack, without compromising electrical safety. Currently, water- and glycol-based coolants are widely used, but the advancement of technologies like ultra-fast charging demands improvements in both systems and fluids. In the case of direct cooling of fuel cell stacks, the electrical conductivity of water-based liquids presents challenges, requiring new formulations with additives that reduce conductivity without affecting thermal performance. Additionally, coolants must help mitigate risks in the event of short circuits or electrical failures, especially in accidents that damage batteries or inverters.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP111

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Como citar:

BERTO, Paulo Felipe Silva; "Comparação de fluidos de arrefecimento com diferentes condutividades elétricas para maior segurança e integridade", p. 592-599 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP111

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