Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Comparação de economia de combustível e desempenho de um caminhão pesado movido a HVO e diesel coprocessado em condições reais de condução
Fuel economy and performance comparison of a heavy-duty truck running on HVO and co-processed diesel under real-world driving conditions
KNEBEL, Adriel ; BERTOTI, Elvis ; CAMPOS, Igor de ; PYZIAK, Amauri ; MELO, Tadeu Cavalcante Cordeiro de ; CRUZ, Ivna Oliveira da ; SOUZA, Vinícius Marcenes Gonçalves de ;
Trabalho completo:
Existem várias rotas para a descarbonização dos caminhões pesados, e o uso de biocombustíveis se torna uma alternativa importante para o mercado brasileiro. O Óleo Vegetal Hidrogenado (HVO) é uma alternativa de diesel renovável produzida através da hidrogenação de óleos vegetais ou gorduras animais. O HVO oferece uma opção de combustível mais sustentável devido ao seu impacto ambiental reduzido, potencial para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e semelhança química com o diesel convencional. No entanto, o HVO possui um valor calórico inferior em comparação ao diesel padrão. O presente estudo tem como objetivo, portanto, avaliar a economia de combustível e o desempenho de um caminhão de carga pesado movido a HVO, comparando essas métricas com as de um caminhão movido a diesel coprocessado (B14R5). Para isso, foi conduzida uma série abrangente de testes em estrada utilizando tanto um caminhão de testes quanto um caminhão normalizador, cada um equipado com um contador de combustível, sob condições reais de condução. Os testes foram realizados em três tipos distintos de terreno: plano, montanhoso e serra. Os resultados deste estudo têm como objetivo fornecer informações valiosas sobre o potencial do HVO como uma alternativa tecnicamente viável ao diesel tradicional.
Trabalho completo:
There are many routes for the decarbonization of heavy-duty trucks and the use of biofuels becomes an important alternative for the Brazilian Market. Hydrotreated Vegetable Oil (HVO) is a renewable diesel alternative produced through the hydrogenation of vegetable oils or animal fats. HVO offers a more sustainable fuel option due to its reduced environmental impact, potential to lower greenhouse gas emissions and chemically similarity to conventional diesel. However, as a caveat, HVO has a lower calorific value as compared to standard diesel. The present study aims, therefore, to assess the fuel economy and performance of a heavy-duty truck powered by HVO, comparing these metrics with those of a truck running on co-processed diesel (B14R5). To achieve this, a comprehensive series of on-road tests was conducted employing both a test truck and a normalization truck, each equipped with a fuel counter, under real-world driving conditions. The tests were carried out across three distinct terrain types: predominantly flat, hilly, and very hilly. The results of this study aim to provide valuable insights into HVO's potential as a technically viable alternative to traditional diesel in the transportation sector across various long-haul applications.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP47
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Como citar:
KNEBEL, Adriel; BERTOTI, Elvis; CAMPOS, Igor de; PYZIAK, Amauri; MELO, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; CRUZ, Ivna Oliveira da; SOUZA, Vinícius Marcenes Gonçalves de; "Comparação de economia de combustível e desempenho de um caminhão pesado movido a HVO e diesel coprocessado em condições reais de condução", p. 227-232 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP47
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