Artigo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NOS PERÍODOS DE VERÃO E INVERNO, ESTUDO DE CASO DA ETE VILA DA BARCA, BELÉM, PARÁ.

CARVALHO, Brenda Gonçalves Piteira ; MENDONÇA, Neyson Martins ; FRAGOSO, Gabriela Araújo ; SILVA, Fábio Paiva da ; SILVA, Jéssica Cristina Conte da ; ALVES, Ananda Cristia Froés ;

Artigo:

Este trabalho teve por objetivo avaliar a carga poluidora lançada pela ETE Vila da Barca na Baía do Guajará, em termos de DBO, DQO (total, dissolvida e em suspensão), sólidos totais voláteis (STV), sólidos totais fixos (STF), sólidos suspensos fixos (SSF), sólidos dissolvidos fixos (SDF), nitrogênio amoniacal e fósforo total. Os ensaios foram divididos nos períodos de maior e menor precipitação. Foi utilizada estatística descritiva na interpretação dos resultados, e foi avaliado o percentual de atendimento aos padrões de lançamento de efluentes de (BRASIL, 2011). Os resultados mostraram que no período de maior precipitação, houve maior concentração de variáveis indicadoras de matéria de fácil degradabilidade no efluente tratado, enquanto no período de menor precipitação, houve predominância de variáveis indicadoras de matéria de difícil degradabilidade. O percentual de atendimento para DBO foi de 100%, e para N. amoniacal foi de 14% no inverno e 0% no verão.

Artigo:

Palavras-chave: Monitoramento, Carga poluidora, Efluente Tratado, ETE Vila da Barca,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-es-004-5099

Referências bibliográficas
  • [1] Agência Nacional das Águas – ANA. Conjuntura de Recursos Hídricos do Brasil. 2013.
  • [2] BRASIL, Resolução CONAMA nº 430. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. 2011.
  • [3] FEIO, V. F. Caracterização de esgoto doméstico não segregado- Estudo de caso da ETE Vila da Barca, Belém. 201 Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal do Pará.
  • [4] Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Dados de precipitação média mensal nos anos de 2013 e 201 2016.
  • [5] PEREIRA, Lia Martins. Estudo da influência do agente alcalinizante na qualidade do lodo higienizado oriundo de sistema de tratamento multifamiliar visando à disposição agrícola. 2011. Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal do Pará.
  • [6] CARVALHO, B. G. P; MENDONÇA, N. M.; ANDRADE, F. S.; ISE, J. I. S.; BARBOSA, P. A. V.; DIAS, L. C. Avaliação do desempenho de uma estação de tratamento de esgoto durante o período de estiagem – Estudo de caso na ETE Vila da Barca, Belém, Pará. Congresso Nacional de Meio Ambiente. Poços de Caldas. 2015.
  • [7] Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento –SNIS. Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto. 2014.
  • [8] VON SPERLING, Marcos. Introdução á qualidade da água e ao tratamento de esgotos. 3 ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.
Como citar:

CARVALHO, Brenda Gonçalves Piteira; MENDONÇA, Neyson Martins; FRAGOSO, Gabriela Araújo; SILVA, Fábio Paiva da; SILVA, Jéssica Cristina Conte da; ALVES, Ananda Cristia Froés; "COMPARAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NOS PERÍODOS DE VERÃO E INVERNO, ESTUDO DE CASO DA ETE VILA DA BARCA, BELÉM, PARÁ.", p. 501-511 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-es-004-5099

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações