Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Como assim não estava no briefing? Novas perspectivas sobre o briefing no processo de design a partir da Teoria Ator-Rede

-

BATISTA, Marcelo Vianna ; MEYER, Guilherme Englert Corrêa ;

Resumo:

Quando se trata do briefing, há um descompasso entre o que os estudos em design apontam a seu respeito e o que se postula sobre o processo de design. Enquanto briefing é entendido como algo que explicita e documenta os problemas, orientando o processo projetual, os estudos sobre processo de design apontam para um contexto difuso e não-linear, orientado por dinâmicas adaptativas frente aos contextos que o design se propõe enfrentar – sejam estes a geração de produtos e serviços ou estratégias organizacionais orientadas à inovação. Partindo da análise documental de 58 briefings, esta pesquisa procura compreender quem é o briefing em uso, como se materializa e quais processualidades lhe competem no processo de design. Para isto, princípios e conceitos da Teoria Ator-Rede permitem evidenciar a plasticidade de suas materializações e actancialidades evocativas que mediam o processo de projeto, em um caráter transformativo além do normativo, situado na esfera das possibilidades.

Resumo:

-

Palavras-chave: briefing; processo de design; Teoria Ator-Rede,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BATISTA, Marcelo Vianna; MEYER, Guilherme Englert Corrêa; "Como assim não estava no briefing? Novas perspectivas sobre o briefing no processo de design a partir da Teoria Ator-Rede", p. 6031 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações