Artigo - Open Access.

Idioma principal

Coilgun - canhão eletromagnético

Dorneles, Jean ; Prado, Nicholas ; Silva, Gustavo ; Manoel, Antonio ;

Artigo:

A arma eletromagnética (ou canhão eletromagnético) começou a ser estudada como uma forma de melhorar o poderio militar. Atualmente, a marinha dos Estados Unidos vem fazendo testes e atingiu níveis extraordinários sendo capaz de lançar projéteis a mais de 300 km de distância e a uma velocidade próxima a Mach 9 (9 vezes a velocidade do som). Embora existam muitas interações de uma arma de bobina eletromagnética em livros, filmes, jogos, não houve qualquer introdução deste aparelho para consumo público.Informações sobre este tipo de projeto existem apenas em pedaços fragmentados na literatura e na internet. A equipe foi incapaz de encontrar uma concentração de material que detalhasse o processo a partir de uma perspectiva de primeiros princípios. Propõe-se o processo de concepção de uma arma de bobina através de modelos físicos derivados, tentando compreender a física abordada.O funcionamento é conceitualmente simples : um campo eletromagnético é formado ao passar corrente por uma bobina, o campo gera um força que atua sobre o projétil no interior da bobina acelerando-o ao longo do percurso.Todas as aplicações para deste conceito envolveria algum tipo de projétil. O lançamento poderia ser de forma semelhante, mas diferenciáveis: mover um vagão de metrô, a criação de um sistema de elevador, arma de alta velocidade de lançamento, pistola de pregos, etc.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-027

Referências bibliográficas
  • [1] “Construa um canhão eletromagnético”.Acessado em 21/0/2014.Disponivel em Andlt;www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos-educacionais/5433-mec120Andgt;
  • [2] “Canhão Eletromagnético”. Acessado em 20/09/2014.Disponivel em Andlt;www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=523/Andgt;
  • [3] "Coilgun." Wikipedia. Wikimedia Foundation, 05 de Setembro de 2014 Web. Andlt;Http://en.wikipedia.org/wiki/CoilgunAndgt;.
Como citar:

Dorneles, Jean; Prado, Nicholas; Silva, Gustavo; Manoel, Antonio; "Coilgun - canhão eletromagnético", p. 55-56 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações