Artigo - Open Access.

Idioma principal

Cogeração de Eletricidade por Meio de Biomassa de Cana de Açúcar - Bioeletricidade

Oliveira, Joaquim José de ; Silva, Antônio Manoel Batista da ;

Artigo:

Sistemas supridos por fonte renovável mediante uso da biomassa da cana de açúcar tornou-se alternativa para geração de energia em unidades industriais. E vem crescendo a cada ano com a implantação de geradores conectados a rede de distribuição do sistema elétrico interligado. Em consequência disso, este tipo de geração de energia elétrica tem-se constituído em importante fonte de produção de energia capaz de suprir a necessidade dos próprios consumidores denominados de autoprodutores.Algo de relevância por auxiliar na economia de água nos reservatórios de usinas hidrelétricas no período de safra, posto que, o período de maior geração dessa modalidade coincide com o período de seca. Cada tonelada de cana de açúcar moída na fabricação de açúcar e etanol gera, em média, 250 kg de bagaço e 200 kg de palha e pontas (Aneel, 2014).Combustível com alto teor de fibras, o bagaço de cana tem sido empregado na produção de vapor e energia elétrica para a fabricação de açúcar e etanol, garantindo a autossuficiência energética das usinas durante o período da safra.Dentro dessa perspectiva, este trabalho visa apresentar a contribuição energética e as vantagens ambientais proporcionadas pela utilização dos resíduos gerados no processamento da cana.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-034

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, T. F. Cogeração de energia através do bagaço de cana-de-açúcar: revisão de literatura. Programa de pós-graduação de gestão de produção sucroenergética – Centro de ciências agrárias, Sertãozinho, 201
  • [2] ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, 2014, “Balanço Energético Nacional”, Disponível em Andlt;http://www.aneel.gov.br.Andgt;. Acesso em: 25 fev.2014.
  • [3] ÚNICA – Sistemas de Cogeração – 2014. Disponível emAndlt;http://www.unica.com.br.Andgt;. Acesso em 06 mar.2014.
  • [4] UDOP – Energia Renovável – 201 Disponível emAndlt;http://www.unica.com.br.Andgt;. Acesso em 10 mar.201
Como citar:

Oliveira, Joaquim José de; Silva, Antônio Manoel Batista da; "Cogeração de Eletricidade por Meio de Biomassa de Cana de Açúcar - Bioeletricidade", p. 69-70 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-034

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações