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Codificação gráfica de crises existenciais: reflexões sobre um experimento de educação crítica em design

Graphic encoding of existential crises: reflections from a critical design education experiment

Zukowski, Alanis Louise de Mello ; Kosake, Maria Vitória Ribeiro ; Amstel, Frederick Marinus Constant van ;

CONGIC:

Estudantes e profissionais de design costumam enfrentar crises existenciais ao se depararem com a contradição entre uma educação formal bancarizada e as demandas do mercado de trabalho. A presente pesquisa apresenta o Baralho de Crises, uma ferramenta que codifica visualmente as crises existenciais vivenciadas por estudantes desta área como temas geradores para a educação crítica. As crises são teorizadas e representadas como situação-limite, momento em que uma opressão é vivenciada de maneira intensa. A hipótese é que essa abordagem favorece o reconhecimento de si e do outro, abrindo o espaço de possibilidades de reação à opressão por meio de um ato-limite. O trabalho descreve o processo de construção da linguagem visual dessa ferramenta, além de relatar um experimento de educação crítica realizado com estudantes de design. Por fim, a hipótese é verificada a partir dos resultados experimentais.

CONGIC:

Design students and professionals often face existential crises when confronted with the contradiction between a formal banking education and the demands of the labor market. This research introduces the Crisis Deck, a tool that visually encodes the existential crises experienced by students in this field as generating themes for critical education. Existential crises are theorized and represented as a limit-situation, a moment in which an oppression is experienced in an intense way. The hypothesis is that this approach favors the recognition of the self and of the other, opening the space of possibilities of reaction to oppression through a limit-act. The paper describes the process of constructing the visual language of this tool, and reports on a critical education experiment conducted with design students. Finally, the hypothesis is verified from the experimental results.

Palavras-chave: crise existencial, educação em design, opressão, situação-limite, Paulo Freire,

Palavras-chave: existential crisis, design education, oppression, limit-situation, Paulo Freire,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-121_649945

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Como citar:

Zukowski, Alanis Louise de Mello; Kosake, Maria Vitória Ribeiro; Amstel, Frederick Marinus Constant van; "Codificação gráfica de crises existenciais: reflexões sobre um experimento de educação crítica em design", p. 1756-1763 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-121_649945

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