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Codesign e fabricação digital aplicados ao desenvolvimento de um recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual

Codesign e fabricação digital aplicados ao desenvolvimento de um recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual

KAUFFMANN, Aline Reis; OLIVEIRA, Mariana Pohlmann de;

Artigo:

Estima-se que, no mundo, 2,2 bilhões de pessoas vivam com algum tipo de deficiência visual. O princípio da equidade afirma que todos são aptos a aprender, contanto que sejam ofertadas as condições necessárias para tanto. A ampla utilização de referências visuais é uma característica do ensino de Ciências da Natureza, a qual inclui o estudo dos órgãos reprodutivos das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um recurso didático para o ensino-aprendizado das estruturas reprodutoras das angiospermas, a flor, bem como seu processo de reprodução. A metodologia empregada foi baseada nas propostas de Design Centrado no Humano e Design Thinking da IDEO. Como resultado, foi desenvolvido um kit produzido por fabricação digital e que incorpora peças com audiodescrição. De acordo com a avaliação realizada, a solução atende às necessidades dos usuários, fornece um material inovador para compreensão da flor e suas estruturas e elimina barreiras no acesso ao conhecimento.

Artigo:

Estima-se que, no mundo, 2,2 bilhões de pessoas vivam com algum tipo de deficiência visual. O princípio da equidade afirma que todos são aptos a aprender, contanto que sejam ofertadas as condições necessárias para tanto. A ampla utilização de referências visuais é uma característica do ensino de Ciências da Natureza, a qual inclui o estudo dos órgãos reprodutivos das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um recurso didático para o ensino-aprendizado das estruturas reprodutoras das angiospermas, a flor, bem como seu processo de reprodução. A metodologia empregada foi baseada nas propostas de Design Centrado no Humano e Design Thinking da IDEO. Como resultado, foi desenvolvido um kit produzido por fabricação digital e que incorpora peças com audiodescrição. De acordo com a avaliação realizada, a solução atende às necessidades dos usuários, fornece um material inovador para compreensão da flor e suas estruturas e elimina barreiras no acesso ao conhecimento.

Palavras-chave: codesign; impressão 3D; deficiência visual; acessibilidade; biologia,

Palavras-chave: codesign; impressão 3D; deficiência visual; acessibilidade; biologia,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-16

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

KAUFFMANN, Aline Reis; OLIVEIRA, Mariana Pohlmann de; "Codesign e fabricação digital aplicados ao desenvolvimento de um recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual", p. 240-251 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-16

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