Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

Cálculo da relação ar/combustível em caldeira alimentada com bagaço de cana-de-açúcar

SILVA, L. R. S ; FINZER, J. R. D ; BEGNINI, M. L ;

Pôster:

– A caldeira é um dos principais equipamentos do setor sucroalcooleiro, ela utiliza obagaço de cana, como combustível para geração de vapor. A partir da década de 1990, com adescentralização do setor elétrico, verificou-se no setor sucroalcooleiro um grande potencial parao comércio de energia elétrica. O bagaço de cana de açúcar requer, de acordo com suacomposição, uma quantidade específica e, portanto, calculável de oxigênio (e, portanto, de ar)para atingir teoricamente uma reação completa. Caso a quantidade de ar seja menor que o arestequiométrico, irá ocasionar combustão incompleta e, assim com perda de calor em potencial.Quantidade excessiva de ar irá gerar perdas consideráveis de gás de combustão e também deconteúdo energético. O presente estudo de caso relata os cálculos da quantidade estequiométricade ar necessária para a queima de bagaço de cana de açúcar em uma caldeira. Em seguida foifeita uma comparação com a quantidade de ar utilizada no processo real, encontrando a relaçãoar/combustível, o coeficiente de excesso de ar utilizado no processo e a eficiência da caldeira.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0371

Referências bibliográficas
  • [1] BAJAY, S. V., A Matriz Energética do Estado de São Paulo: Evolução e perspectivas. In: Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, Relatório 2003/2004: Uma Contribuição à Reflexão sobre o Desenvolvimento, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, pp. 109-26, 2005 SALUM, A. D. Eficiência Energética em sistema de combustão. Especialização em Engenharia Econômica, Estratégia e Prevenção de Perdas na Indústria-CEPI, 201 SILVA SEGUNDO, V. B. DA. Princípio de Balanços Termo energéticos em Caldeiras Geradoras de Vapor nas Indústrias Sucroalcooleiras, 2014.
Como citar:

SILVA, L. R. S; FINZER, J. R. D; BEGNINI, M. L; "Cálculo da relação ar/combustível em caldeira alimentada com bagaço de cana-de-açúcar", p. 1396-1399 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0371

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações