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Classificação de exposição a cenários de risco de acordo com a ISO 26262: proposta baseadas em dados de veículos conectados

Classification of the probability of exposure to hazardous scenarios according to ISO26262 a model based on connected vehicle data

OLIVEIRA, Rafael Santos de ; SANTOS, Maísa Lauriane Ferreira dos ; FERNANDES, Manoel Felipe Costa Almeida ; PREVIATO, Thomaz Henrique de Melo ;

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Atualmente com o crescimento da eletrônica embarcada nos veículos automotivos ocorre o crescimento da complexidade das aplicações automotivas, assumindo o controle de algumas funcionalidades de maneira autonoma. Estas funcionalidades precisam manter o seu desempenho mesmo em caso de falha ou garantir a transição do sistema para um estado seguro segundo a ISO 26262. A ISO 26262 fornece diretrizes que contemplam o desenvolvimento e todo o ciclo de vida do veículo e baseia-se em uma avaliação inicial que determina os riscos associados aos comportamentos indesejados do sistema em caso de falha. Esta avaliação de risco baseada em cenários para posterior classificação a partir da Severidade do evento de risco, na Controlabilidade do usuário em evitar o dano em caso de falha e na propabilidade de Exposição a estes cenários. O trabalho propõe uma metodologia de determinação da probabilidade de Exposição aos cenários de riscos de maneira objetiva e alternativa aos métodos tradicionais de análise subjetiva, que consiste em modelos que usa sinais dos sensores e atuadores de veículos conectados para o atendimento da norma que deve ser baseada em uma amostra representativa das situações para os mercados alvos para qual o veículo será desenvolvido.

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Nowadays, with the growth of embedded electronics in automotive vehicles comes the increase in the complexity of automotive applications, taking control of vehicle functionalities autonomously. These functionalities need to maintain their performance even in case of failure or ensure the transition of the system to a safe state according to ISO 26262. ISO 26262 provides guidelines that cover the development and entire lifecycle of the vehicle and is based on an initial assessment that determines the risks associated with unwanted behavior of the system in case of failure. This risk assessment is based on scenarios for further classification based on the severity of the risk event, the user

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP45

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Como citar:

OLIVEIRA, Rafael Santos de; SANTOS, Maísa Lauriane Ferreira dos; FERNANDES, Manoel Felipe Costa Almeida; PREVIATO, Thomaz Henrique de Melo; "Classificação de exposição a cenários de risco de acordo com a ISO 26262: proposta baseadas em dados de veículos conectados", p. 291-298 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP45

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