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CIRCULAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS PARA PRÉ-ESCOLARES: DINÂMICAS DE PERCURSO UTILIZANDO OS CONCEITOS DE WAYFINDING

EMERGENCY CIRCULATION IN BUILDINGS FOR PRESCHOOLERS: ROUTES DYNAMICS USING WAYFINDING CONCEPTS

Silingardi, Angela Alessandra Torezan ; Bernardi, Núbia ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma Dinâmica de Percurso aplicada a usuários de uma pré-escola, como parte de uma pesquisa que busca propor orientações para circulação de emergência em edifícios desta tipologia, com a aplicação de conceitos de Desenho Universal e Wayfinding. Tem por objetivo o desenvolvimento de uma atividade de identificação, análise da legibilidade e reconhecimento das rotas de fuga do espaço escolar, contribuindo para a criação de uma metodologia de ensaios de abandono em emergência com foco na população infantil não-alfabetizada. Os resultados, somados à outras dinâmicas, permitirão a formulação de orientações de projeto que facilitarão a tomada de decisões.

Artigo:

This article presents a Routes Dynamics applied to users of a preschool, as part of a research that seeks to propose guidelines for emergency circulation in buildings of this typology, with the application of Universal Design and Wayfinding concepts. Its objective is the development of an activity to identify, analyze the legibility and recognition of escape routes from the school space, contributing to the creation of a methodology for tests of abandonment in emergency with a focus on the non-literate child population. The results, added to other dynamics, will allow the formulation of project guidelines that will facilitate decision-making.

Palavras-chave: Circulação de emergência; Wayfinding; Pré-escola,

Palavras-chave: Emergency circulation; Wayfinding; Preschoolers,

DOI: 10.5151/eneac2022-022

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Como citar:

Silingardi, Angela Alessandra Torezan; Bernardi, Núbia; "CIRCULAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS PARA PRÉ-ESCOLARES: DINÂMICAS DE PERCURSO UTILIZANDO OS CONCEITOS DE WAYFINDING", p. 330-350 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-022

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