Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CIRANDA DE SABERES: O DIÁLOGO ENTRE SABERES TRADICIONAIS E ESPECIALIZADOS, NO ÂMBITO DA PRODUÇÃO ARTESANAL

Guimarães, Márcio James Soares ; Noronha, Raquel Gomes ; Araújo, Mariana Gomes Lúcio de ; Doudement, Marina Bezerra ; Silva, Alice Campos ; Souza, Frank Willian da Costa ; Batalha, Leandro Coqueiro ;

Artigo Completo:

Neste artigo, visamos a contribuir para uma reflexão sobre o intercâmbio de saberes e a transmissão de tecnologias sociais. Apresentaremos referências e posicionamentos sobre a questão do encontro entre designers e artesãs, os discursos e práticas nativas sobre algumas etapas de suas cadeias produtivas, especialmente àquelas ligadas aos saberes tradicionais das artesãs; os materiais, a atividade projetual e o ambiente no qual estão inseridas, de acordo com as propostas teórico-metodológicas de codesign próprias do Design Anthropology.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Tecnologias sociais; saberes tradicionais; Design Anthropology; codesign.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0323

Referências bibliográficas
  • [1] BRANDT, Eva et al. Formating Design Dialogues – Games and Participation. In: BINDER, T; BRANDT, E; GREGORY, J. (guest editors). CoDesign – International Journal of CoCreation in Design and the Arts, Volume 4, Number 1, pp. 51-64. Taylor & Francis. March, 2008.
  • [2] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 201
  • [3] CLIFFORD, James. The Predicament of Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
  • [4] FERNANDES, Rosa Maria Castilhos; MACIEL, Ana Lúcia Suárez. Tecnologias Sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável. Fundação Irmão Otão: Porto Alegre, 2010.
  • [5] HALSE, Joachin; BRANDT, Eva; CLARK, Brendon; BINDER, Thomas. Rehearsing the future. The Danish Design School Press: Copenhagen, 2010.
  • [6] MANZINI, Ezio. Design, when everybody designs. An introduction to Design for Social Innovation. The MIT Press: Cambridge/London, 2015.
  • [7] INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre: ano 18, n.37, p. 25-44, jan./jun. 2012.
  • [8] __________. Preface. In: Being Alive. Essays on movement, knowledge and description.New York: Routledge, 2011.
  • [9] NORONHA, Raquel. Dos quintais às prateleiras: as imagens quilombolas e a produção da louça em Itamatatiua – Alcântara – Maranhão. 289f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015a.
  • [10] __________. Era uma vez no quilombo: narrativas sobre turismo, autenticidade e tradição entre artesãs de Alcântara (MA). Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.12, n.1, p. 43-60, mai. 2015b.
  • [11] PINK, Sarah. Doing visual ethnography. Images, media and representation in research. London: Sage, 2001.
  • [12] STROMQUIST, Nelly P. “Education as a means for empowering women”. In J. Par-part, S. Rai & K. Staudt (eds), Rethinking empowerment: gender and development in a global/local world. London: Routledge, 2002.
Como citar:

Guimarães, Márcio James Soares; Noronha, Raquel Gomes; Araújo, Mariana Gomes Lúcio de; Doudement, Marina Bezerra; Silva, Alice Campos; Souza, Frank Willian da Costa; Batalha, Leandro Coqueiro; "CIRANDA DE SABERES: O DIÁLOGO ENTRE SABERES TRADICIONAIS E ESPECIALIZADOS, NO ÂMBITO DA PRODUÇÃO ARTESANAL", p. 3773-3783 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0323

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações