Artigo - Open Access.

Idioma principal

CINÉTICA DE ADSORÇÃO DE CORANTES ALIMENTÍCIOS EM SISTEMA BINÁRIO POR HIDROGEL SCAFFOLD DE NANOTUBOS

KINETICS OF ADSORTION OF FOOD DYES IN BINARY SYSTEM BY HYDROGEL SCAFFOLDS OF NANOTUBES

CRISPIM, MARSELLE MARTINS ; PINTO, LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA ; RIOS, ESTéFANI CARDILLO ; SILVA, KELI ARRUDA DA ; GONÇALVES, JANAÍNA OLIVEIRA ;

Artigo:

O processo de adsorção vem ganhando destaque como alternativa na remoção dos corantes alimentícios em efluentes industriais, devido a sua simplicidade de operação e viabilidade técnica. Os hidrogéis aplicados na adsorção se tornam relevantes, devido sua estabilidade em soluções ácidas e capacidade de reuso. Por isso, o trabalho tem como objetivo desenvolver hidrogéis a base de quitosana modificados com nanotubo de carbono (OH) e realizar o estudo cinético da adsorção dos corantes alimentícios, vermelho nº40 e azul brilhante, em sistema aquoso binário. Foram realizadas análises para a caracterização do adsorvente, incluindo força do gel, grau de intumescimento e imagem de MEV. Os dados cinéticos foram ajustados aos modelos de pseudo-primeira ordem (PPO) e Avrami. Os resultaram mostraram que o hidrogel obtido apresentou alto grau de intumescimento e força de gel. As maiores capacidades de adsorção para o hidrogel foram de 239 e 214 mg g-1 para os corantes, azul brilhante e vermelho nº40, respectivamente. O modelo de Avrami foi o que melhor se ajustou aos dados devido aos altos valores do coeficiente de determinação (R2>0,95) e baixos valores do erro relativo médio (ERM<6%).

Artigo:

Palavras-chave: HIDROGEL; SISTEMA BINáRIO; REUSO,

Palavras-chave: HYDROGEL; BINARY SYSTEM; REUSE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA52

Referências bibliográficas
Como citar:

CRISPIM, MARSELLE MARTINS; PINTO, LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA; RIOS, ESTéFANI CARDILLO; SILVA, KELI ARRUDA DA; GONÇALVES, JANAÍNA OLIVEIRA; "CINÉTICA DE ADSORÇÃO DE CORANTES ALIMENTÍCIOS EM SISTEMA BINÁRIO POR HIDROGEL SCAFFOLD DE NANOTUBOS", p. 2030-2036 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA52

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações