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Ciclo padrão de medição de consumo automotivo em dinamômetro de bancada - Uma metodologia alternativa para fase de desenvolvimento

Standard cycle of measurement fuel consumption in engine dynamometer- An alternative methodology for development phase

Rocha Junior, Rodnei; Savio, Thomaz Ernesto de Sousa; Passarini, Gustavo; Fregoneze, Marcos; Sarracini Júnior, Fernando;

Artigo:

O objetivo deste trabalho é propor um método mais eficiente e preciso para a medição de consumo de combustível durante o desenvolvimento de motores. Para isso foi criado um ciclo de dinamômetro de motor baseado em ciclo de emissões veicular executado em dinamômetro de chassis. Os testes rodados em dinamômetro de chassis, além de necessitarem de elevado tempo de condicionamento entre testes, carregam consigo variações de processo como temperaturas e estilo de condução dos motoristas, o que gera problemas de repetibilidade e comprometem as medições de consumo de combustível. O método em dinamômetro de motores, além de reduzir de forma significativa o tempo entre testes, ainda permite um controle aperfeiçoado das variáveis do processo, o que consequentemente traz maior repetibilidade de resultados. Para este trabalho foi utilizado um motor Ford 1.0L de 3 cilindros, naturalmente aspirado e com injeção de combustível no pórtico. Os testes em dinamômetro de motor foram executados à quente em temperaturas já estabilizadas e bem controladas. 

Artigo:

The objective of this work is to propose a more efficient and precise method for fuel consumption measurement during engine development work. For this, an engine dynamometer cycle was created based on vehicle emission cycle run on a chassis dynamometer. Tests carried out on a chassis dynamometer, besides requiring a high conditioning time between tests, carry with them process variations such as temperatures and drivers driving style, which generates repeatability issues and compromise fuel consumption measurements. The engine dynamometer method, in addition to significantly reduce time between tests, still allows for better process variables control which consequently brings improved repeatability. In this work it was used a Ford 1.0L 3-cylinder engine, naturally aspirated and with port fuel injection. The engine dynamometer tests were performed at stabilized hot and well controlled temperatures. 

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP88

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Rocha Junior, Rodnei; Savio, Thomaz Ernesto de Sousa; Passarini, Gustavo; Fregoneze, Marcos; Sarracini Júnior, Fernando; "Ciclo padrão de medição de consumo automotivo em dinamômetro de bancada - Uma metodologia alternativa para fase de desenvolvimento", p. 866-881 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP88

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