Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Jornada do produtor: relato de criação de produções audiovisuais para EAD utilizando o Design Thinking

Jornada do produtor: relato de criação de produções audiovisuais para EAD utilizando o Design Thinking

Fontes, Juliana ;

Artigo:

O trabalho traz um relato de experiência de produções audiovisuais para duas universidades distintas que atuam no ramo EAD no Brasil. O resultado dessas práticas visa contribuir com a geração de ideias e criação de produtos para atender às diferentes necessidades de cada instituição. As produções basearam-se no método do design thinking para mapear e descrever a produção da equipe envolvida, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas na produção. Para isso, foi utilizada uma das ferramentas do design thinking, chamada de jornada do usuário, a qual é chamada aqui de jornada do produtor, por narrar não a visão do usuário (os estudantes que irão assistir as videoaulas), e sim a visão dos produtores que conceberam o produto.

Artigo:

O trabalho traz um relato de experiência de produções audiovisuais para duas universidades distintas que atuam no ramo EAD no Brasil. O resultado dessas práticas visa contribuir com a geração de ideias e criação de produtos para atender às diferentes necessidades de cada instituição. As produções basearam-se no método do design thinking para mapear e descrever a produção da equipe envolvida, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas na produção. Para isso, foi utilizada uma das ferramentas do design thinking, chamada de jornada do usuário, a qual é chamada aqui de jornada do produtor, por narrar não a visão do usuário (os estudantes que irão assistir as videoaulas), e sim a visão dos produtores que conceberam o produto.

Palavras-chave: design thinking, produtos audiovisuais, EAD, jornada do usuário,

Palavras-chave: design thinking, produtos audiovisuais, EAD, jornada do usuário,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-25

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, T. Design Thinking. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [2] GOMBRICH, E. H. Os usos das imagens: estudo sobre a função social da arte e comunicação visual. Porto Alegre: Bookman, 201
  • [3] LIEDTKA, J; OGILVIE, T. A magia do design thinking: um kit de ferramentas para o
  • [4] crescimento rápido da sua empresa. São Paulo: HSM, 2015.
  • [5] LOGAN, R. K. Design Thinking, Strategic Foresight, Business Model Generation
  • [6] and Biology: A Mashup. Conference paper for use in workshops at MaRS and in the
  • [7] Think Tank course at OCAD University, 2012. Ontario College of Arts and Design
  • [8] University. Ontário – CN. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267037971
  • [9] MARTIN, R. The design of business: why designt hinking is the next competitive
  • [10] advantage. Boston: Harvard Business, 2019.
  • [11] MELO, A.; ABELHEIRA, R. Design thinking & thinking design: metodologia,
  • [12] ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
  • [13] MENDONÇA, M. C. de et al. Design Thinking, Mídia, Conhecimento e Inovação: Reflexões sobre umaa_vidade didá_ca aplicando o Desenho da Persona e o Mapa Da Jornada Do Usuário. CIKI, 7.,11- 12 set. 2017, Foz do Iguaçu - PR. Anais...: Disponível em:hdp://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/ar_cle/view/170/60.
  • [14] MOZOTA, B. B. DE; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2003.
  • [15] SANTAELLA, L.; NÖTH, W. (Orgs.). Palavra e Imagem nas mídias: um estudo intercultural. Belém: EDUFPA, 2008.
  • [16] ROSENBAUM, P. R. Design of observational studies. New York, NY: Springer-Verlag, 2010.
  • [17] VIANNA, M. et al. Design thinking : inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. Disponível em: hdp://livrodesignthinking.com.br/livro_dt_MJV.pdf
Como citar:

Fontes, Juliana; "Jornada do produtor: relato de criação de produções audiovisuais para EAD utilizando o Design Thinking", p. 281-288 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações