Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

Código para Automação de Arvore de Eventos Geradas por Simulações Estacionárias Empregando VBA/Hysys. Aplicação em Estudos de Caso

GUILHERME, G. D ; ELIAS, L. P ; NASCIMENTO, C. F ; ALBERTON, K. P. F ; ALBERTON, A. L ;

Pôster:

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos para automação daobtenção de árvore de eventos a partir de simulações estacionárias empregandoVBA/Hysys ou Unisim. Uma vez implementada a simulação em Hysys ou Unisim, ocódigo implementado em VBA, consiste em investigar, em todas as correntes, variáveiscujos valores podem ser alterados mediante especificação. Desta forma, tais variáveissão manipuladas via código, e o caso é rodado automaticamente, sendo capturadas asvariáveis das correntes e calculada a sensibilidade destas em relação à perturbação.Outra rotina em VBA captura automaticamente a matriz de incidência (quais correntesestão ligadas a quais equipamentos), a partir do fluxograma em Hysys. A partir da matrizde sensibilidade e da matriz de incidência, outra rotina decompõe a sequência de eventos,permitindo a elaboração da árvore. A rotina é aplicada a três estudos de caso, permitindoobter a sequência de eventos e os valores das sensibilidades. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0328

Referências bibliográficas
  • [1] KANG, Jianxin; GUO, Lijie. HAZOP analysis based on sensitivity evaluation. Safety Science, v. 88, p. 26–32, out. 2016.
Como citar:

GUILHERME, G. D; ELIAS, L. P; NASCIMENTO, C. F; ALBERTON, K. P. F; ALBERTON, A. L; "Código para Automação de Arvore de Eventos Geradas por Simulações Estacionárias Empregando VBA/Hysys. Aplicação em Estudos de Caso", p. 1237-1240 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0328

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações