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CAUSA & EFEITO: objeto de aprendizagem para auxílio à elicidação de requisitos de sustentabilidade

Silva, Carlos Viana da; Ribeiro, Vinicius Gadis; Silveira, André da;

Artigo Completo:

O presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica – um jogo – que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadológicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design para Sustentabilidades, Educação para o Design, Game Design, Abordagens Projetuais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sbds15-3st603b

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Como citar:

Silva, Carlos Viana da; Ribeiro, Vinicius Gadis; Silveira, André da; "CAUSA & EFEITO: objeto de aprendizagem para auxílio à elicidação de requisitos de sustentabilidade", p. 278-289 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-3st603b

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