Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Catalisadores: Como Eles Podem Facilitar e Auxiliar a Adaptação dos Motores Diesel aos Novos Potenciais Limites do Proconve P8 estágio D e E ?
Catalysts: How Can They Facilitate and Support the Adaptation of Diesel Engines to the New Potential Proconve P8 Stage D and E Limits?
SCALISE, Tais Campos ; MANARA, João Paulo Bonatti ; KALWEI, Martin ; HÜNNEKES, Edgar Viktor ;
Trabalho completo:
A possível evolução do Proconve P8 para os estágios D e E, alinhados ao Euro 6, estabelece requisitos mais rigorosos para os testes em condições reais de operação (RDE). Entre as mudanças, destacam-se a redução da carga útil dos veículos, menores níveis de potência e a introdução de ciclos de partida a frio. Essas alterações impõem desafios ao gerenciamento térmico do motor e ao desempenho dos sistemas de pós-tratamento, exigindo estratégias avançadas para um controle eficiente das emissões de NOx. Além disso, a fase E introduz limites para o número de partículas (PN) no ciclo RDE, ampliando os desafios técnicos. Para atender a esses requisitos, o sistema SCR precisará de catalisadores com maior eficiência em baixas temperaturas. O uso de um catalisador de amônia slip (ASC) será essencial para minimizar emissões de NH? e permitir maior flexibilidade na dosagem de Arla 32. O DOC poderá demandar formulações otimizadas para potencializar NO2 e acelerar a conversão de NOx no SCR. Já o CSF enfrentará limites mais rígidos para retenção de nanopartículas, exigindo maior eficiência de filtragem em condições de baixo acúmulo de fuligem. O desenvolvimento desses catalisadores poderá ser crucial para reduzir a complexidade da adaptação dos motores ao novos possíveis estágios do Proconve P8.
Trabalho completo:
The potential evolution of Proconve P8 to stages D and E, aligned with Euro 6, establishes stricter requirements for real driving emissions (RDE) testing. Key changes include reduced vehicle payload, lower power output, and the introduction of cold-start cycles. These modifications present significant challenges for engine thermal management and aftertreatment system performance, requiring advanced strategies to ensure effective NOx emissions control. Additionally, phase E introduces limits on particle number (PN) within the RDE cycle, further increasing technical challenges. To meet these requirements, the SCR system will need catalysts with higher conversion efficiency at low temperatures. The integration of an ASC catalyst will be essential to minimize NH? emissions, enabling greater flexibility in DEF dosing while maintaining precise pollutant control. The DOC may require optimized formulations to enhance NO2 generation and accelerate NOx conversion in the SCR system. Meanwhile, the filter will be subject to stricter nanoparticle retention limits, demanding improved filtration efficiency under low soot accumulation conditions. The development of these catalysts could be crucial in simplifying engine adaptation, ensuring regulatory compliance.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2025-PAP113
Referências bibliográficas
- [1] Bu, Y., Ooka, R., Kikumoto, H., & Oh, W. (18 de June de 2021). Recent research on expiratory particles in respiratory viral infection and control strategies: A review. Sustainable Cities and Society, p. 103106.
- [2] Haodan Cheng, X. T. (2022). Application progress of small-pore zeolites in purifying NOx from motor vehicle exhaust. Chemical Engineering Journal, 137795.
- [3] Hinds, W. C. (1999). Aerosol Technology: Properties, Behavior, and Measurement of Airborne Particles (2 ed.). New York: Wiley-Interscience.
- [4] Jiafa Luo, J. W. (2017).Potential Hotspot Areas of Nitrous Oxide Emissions From Grazed Pastoral Dairy Farm Systems. Advances in Agronomy, pp. 205-268.
- [5] Koebel, M. &. (April de 2002). Selective catalytic reduction of NO and NO2 at low temperatures. Catalysis Today, pp. 239-247.
- [6] Kumar, M. S., & MS Alphin, S. M. (15 de July de 2023). A review of comparison between the traditional
Como citar:
SCALISE, Tais Campos; MANARA, João Paulo
Bonatti; KALWEI, Martin; HÜNNEKES, Edgar Viktor; "Catalisadores: Como Eles Podem Facilitar e Auxiliar a Adaptação dos Motores Diesel aos Novos Potenciais Limites do Proconve P8 estágio D e E ?", p. 606-612 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP113
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações