Artigo - Open Access.

Idioma principal

CASO CLÍNICO: MANEJO NUTRICIONAL EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM PSEUDO- OBSTRUÇÃO INTESTINAL

CASO CLÍNICO: MANEJO NUTRICIONAL EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM PSEUDO- OBSTRUÇÃO INTESTINAL

Vieira, Rafaela Rodrigues ; Bonfim, Maria Aparecida Carlos ; Gandolfo, Adriana Servilha ;

Artigo:

Justificativa

Não se aplica (caso clínico)

 

Objetivo(s)

Não se aplica (caso clínico)

 

Método(s)

Não se aplica (caso clínico)

 

Resultado(s)

Introdução: A pseudo-obstrução intestinal é caracterizada pelapresença de sinais e sintomas de oclusão intestinal, na ausência de obstruçãomecânica. Paciente MCLV, gênero feminino, procedente de Belém. Diagnósticoprévio de megacólon congênito aos 12 meses de vida, após iniciar quadro deconstipação crônica aos 7 meses de vida. Foi realizado abaixamento de cólon,evoluindo com bridas e submetida à reabordagens cirúrgicas e confecção deileostomia. Admitida em serviço de pronto atendimento (PA), devido quadro dehipoatividade, baixa aceitação alimentar, distensão e dor abdominal, redução dodébito da ileostomia e da diurese. Informações clínicas: Após 3 dias no PA,transferida para a enfermaria de cirurgia infantil. Sendo realizados examesadicionais, além de biópsia de retal e da ileostomia. Posteriormente, aslâminas das biópsias realizadas no serviço de origem foram revisadas,definindo-se o diagnóstico de pseudo- obstrução intestinal. Condutaterapêutica: Prescrito jejum e reposição hipovolêmica.

Após estabilidade hemodinâmica iniciou-se a administração denutrição parenteral padrão, que oportunamente foi alterada para uma formulaçãoindividualizada, com oferta calórica de 580 kcal/dia e proteica de 15 g/dia.Após compensação do quadro clinico foi iniciada dieta líquida sem leite e semsacarose por via oral. Acompanhamento clínico: Paciente com alto risconutricional (StrongKids). Ocorreu ganho ponderal de 2,0 kg e sem alteraçãoestatural. O índice Peso/Comprimento evoluiu do escore-z -2,76 para -1,45. Acircunferência do braço também apresentou melhora, de 11 cm na avaliaçãoinicial, para 12,5 cm na última avaliação realizada. Foram realizados doisexames de bioimpedância elétrica, com alteração do ângulo de fase inicial de3,4 para 5,4°. A média das necessidades foi de 605 Kcal/dia e de 23g/dia de proteínas.

 

Conclusão (ões)

Aterapia nutricional individualizada repercutiu positivamente na estabilizaçãodo quadro clinico e melhora do estado nutricional e geral da paciente.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-24

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Vieira, Rafaela Rodrigues ; Bonfim, Maria Aparecida Carlos ; Gandolfo, Adriana Servilha ; "CASO CLÍNICO: MANEJO NUTRICIONAL EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM PSEUDO- OBSTRUÇÃO INTESTINAL", p. 47-48 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações