Artigo - Open Access.

Idioma principal

CASCA DA MANGA COMO FONTE DE MATéRIA PRIMA LIGNOCELULóSICA PARA OBTENçãO DE BIOETANOL

MANGO SHELL AS SOURCE OF LIGNOCELLULOSIC RAW MATERIAL TO OBTAIN BIOETHANOL

CARLOS, BRENO EDUARDO ; CARMO, SHIRLENE KELLY SANTOS ; EGíDIO, KARINA ESTRELA ; SOUSA, CLáWSIO ROGéRIO CRUZ DE ; MORAIS, MARCELO NASCIMENTO DE ;

Artigo:

O Brasil e o mundo apresentam uma grande dependência da utilização de combustíveis fósseis. Essa dependência tem intensificado cada vez mais a emissão de gases poluentes à atmosfera, e atrelado a isso, tem-se vivenciado uma crise econômica dessa fonte energética. Dessa forma, surge o etanol de segunda geração (bioetanol) produzido a partir da matéria prima lignocelulósica. A fruticultura brasileira tem crescido ao decorrer dos anos, e junto a isso, tem-se obtido cada vez mais resíduos orgânicos, como é o caso da casca da manga, advinda de uma fruta produzida em abundância no semiárido potiguar. O resíduo dessa fruta possui componentes considerados importantes à fabricação do bioetanol. O trabalho tem por objetivo a produção de açúcares fermentescíveis visando a possível utilização dessa matéria orgânica na produção do bioetanol, por meio da hidrólise ácida. A pesquisa contou com a realização de testes a partir de um planejamento fatorial a cerca de propriedades que influenciam no processo da hidrólise ácida, visando melhores rendimentos sobre a produção de açúcares fermentescíveis. Através dos resultados obtidos com a pesquisa, pôde-se observar, uma influência significativa do processo de hidrólise sobre a matéria prima em questão, resultando, através dos testes iniciais, um aumento de 25,49% em relação aos açúcares fermentescíveis presentes inicialmente.

Artigo:

Palavras-chave: HIDRÓLISE ÁCIDA. LIGNINA. ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO.,

Palavras-chave: ACID HYDROLYSIS. LIGNIN. SECOND GENERATION ETHANOL.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC17

Referências bibliográficas
Como citar:

CARLOS, BRENO EDUARDO; CARMO, SHIRLENE KELLY SANTOS; EGíDIO, KARINA ESTRELA; SOUSA, CLáWSIO ROGéRIO CRUZ DE; MORAIS, MARCELO NASCIMENTO DE; "CASCA DA MANGA COMO FONTE DE MATéRIA PRIMA LIGNOCELULóSICA PARA OBTENçãO DE BIOETANOL", p. 1267-1273 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações