Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Cartilha de direitos de pessoas idosas e/ou com deficiência: uma abordagem baseada em Design inclusivo e infografia

Medina, Camila ; Spósito, Caroline ; Silva, Eduardo Jannone da ; Lopes, Natália Barreto Frederigue ; Moret, Adriane Lima Mortari ; Jacob, Regina Tangerino de Souza ;

Artigo completo:

Mudanças na legislação brasileirarelacionadas aos Direitos das Pessoas com Deficiência, asseguram a este grupode indivíduos uma gama de direitos fundamentais da mais alta valia, que gerammaior respeito aos Direitos Humanos. Entretanto, o baixo nível de letramentofuncional em saúde desta população e o formalismo da linguagem técnico-jurídicado sistema normativo brasileiro dificultam o acesso e compreensão de taisinformações/direitos pelos destinatários. Assim, o objetivo deste estudo foielaborar uma Cartilha Informativa contendo os principais direitos colocados àdisposição das pessoas com deficiência e/ou idosas, bem como as providências aserem adotadas pelos interessados em acessá-los. Para tal, legislações especificas,elencadas por tema, foram selecionadas e estruturadas de forma simplificada edireta, mediante princípios do design inclusivo e recursos da infografia. Acartilha será utilizada pelos Assistentes Sociais para informar e orientarpacientes e acompanhantes usuários dos serviços da Divisão de Saúde Auditiva doHospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e da Clínica deFonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, ambas vinculadas àUniversidade de São Paulo. A concepção da referida Cartilha Informativa  representa efetivo instrumento colocado àdisposição das Pessoas com Deficiência, na busca de se promover uma sociedadecada vez mais livre, justa, solidária e inclusiva.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design da informação, design inclusivo, infografia, deficiência,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-081

Referências bibliográficas
  • [1] FASSINA, U., Cavalcante, A.L.B. & Andrade, R.C. 2009. Reflexões sobre a complementariedade imagem e texto, e o seu papel na criação da linguagem da infografia. In: Anais do 2º Encontro Nacional dos Estudos da Imagem; Londrina, Brasil IBGE, 2013 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde - PNS: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas - Brasil, Grandes Regiões e Unidades de Federação Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE, 2015 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Como citar:

Medina, Camila; Spósito, Caroline; Silva, Eduardo Jannone da; Lopes, Natália Barreto Frederigue; Moret, Adriane Lima Mortari; Jacob, Regina Tangerino de Souza; "Cartilha de direitos de pessoas idosas e/ou com deficiência: uma abordagem baseada em Design inclusivo e infografia", p. 854-861 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-081

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações